Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 24 de Setembro de 2010 às 16:39

    Imprimir


Com o objetivo de incentivar o uso consciente de energia elétrica, a Eletrobras Eletronorte junto com as secretarias municipais de Educação de Sorriso e Nova Mutum, efetivam o acordo de cooperação técnica para a realização do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – Procel. A assinatura do acordo aconteceu nessa quinta-feira (23) em Sorriso e Nova Mutum. Participaram do evento, representantes das Eletrobras Eletronorte, os prefeitos e secretários dos municípios contemplados com o Programa.

O Procel é uma iniciativa do Governo Federal em parceria com a Eletrobras Eletronorte e prefeituras, que através das escolas conveniadas realiza a formação de professores para explorar com os alunos o uso consciente de energia. Após formação, os educadores trabalham no ambiente escolar, ações para modificar o comportamento e a atitude da população do município através do aprendizado dos alunos.

Para a coordenadora do Procel em Mato Grosso, Solange Maria da Silva, uma das vantagens da adesão ao Programa é que os benefícios são sentidos por todos. “O programa de redução do consumo de energia nas escolas conscientiza os alunos que levam a proposta de economia de energia para os pais. Com a economia, a conta de energia diminui e o dinheiro que antes era para pagar o excesso do consumo é revertido para o comércio que passa a vender mais. Dessa forma todos ganham e o município se desenvolve”.

Após a assinatura do termo de cooperação, os professores de Sorriso e Nova Mutum serão capacitados para realizar atividades com os alunos voltadas para a economia de energia. Outra cidade que está viabilizando a implantação do programa é Lucas do Rio Verde, que deverá iniciar as atividades em janeiro de 2011. Para mensurar os reflexos do programa no município, será realizado um acompanhamento das contas de energia das escolas que participam do Programa e das casas dos alunos. O Procel tem duração de 36 meses e ao final, as escolas que apresentarem redução considerável de consumo de energia receberão um certificado.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/114241/visualizar/