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Educação/Vestibular
Sábado - 24 de Agosto de 2013 às 07:39

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Mais de 140 alunos de três escolas municipais de Juruena visitaram esta semana uma propriedade no Assentamento Vale do Amanhecer para conhecer, na prática, um sistema agroflorestal (SAF). A aula de campo é uma iniciativa do Projeto Poço de Carbono Juruena, desenvolvido pela Associação de Desenvolvimento Rural de Juruena (Aderjur), com patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.


 
A aula foi na propriedade de Severino Máximo, que consorcia árvores nativas com diversas espécies frutíferas como o café, o cupuaçú e a pupunheira. Severino explicou sua experiência com sistemas agroflorestais e como melhorou sua renda familiar e sua qualidade de vida.


 
Além das professoras das escolas 4 de Julho, Guilherme Crozetta e Nossa Senhora de Fátima, acompanharam a aula técnicos do projeto Poço de Carbono Juruena e o engenheiro agrônomo Fabiano da Mata. Os alunos demonstraram conhecimento sobre o tema e interesse em aprender mais. Lucas de Oliveira, estudante da escola 4 de julho, comentou ser muito importante aprender a valorizar as árvores e as plantas. “No futuro, já não haverá mais tantas queimadas e destruição como os adultos de hoje estão fazendo porque nós estamos aprendendo a importância de se conservar o meio ambiente”, explicou.


 
Um dos principais objetivos deste trabalho é a sensibilização dos alunos para a importância dos sistemas agroflorestais, como alternativa econômica para a recuperação de áreas degradadas, além de facilitar o processo de compreensão da importância desses plantios para a captura de carbono. Os alunos estão sendo preparados para o desenvolvimento de trabalhos a serem apresentados nas escolas, durante as feiras de ciências, onde os professores, em parceria com o Projeto Poço de Carbono, trabalham projetos voltados para as questões ambientais.


 
Antes dessa aula, em 07 de agosto, já havia sido realizada outra aula de campo com alunos do 4º e 5º ano da Escola Dorval Bonetti, da comunidade Somapar. Os estudantes participaram de uma oficina teórica sobre enxertia de citrus e de manga e aplicaram o conhecimento na prática.


 
A Educação Ambiental é um dos componentes do projeto Poço de Carbono Juruena, que já apoiou outras visitas a campo, feiras de ciência no município e a instalação de hortas escolares. Também realizou em 2011 o I Seminário de Educação Ambiental em Juruena.


 
Na primeira fase do projeto, entre 2010 e 2011, foram beneficiadas 12 escolas, 46 professores e quase dois mil alunos. Além da capacitação, cada aluno e professor do Município recebeu material didático como a cartilha Aprendendo com a floresta: Reflexões e práticas em Educação Ambiental e o livro Semeando Esperança, Colhendo Bens e Serviços Ambientais. Foram desenvolvidos trabalhos sobre a importância dos serviços ambientais promovidos pelos jardins, hortas, quintais e Sistemas Agroflorestais, matas ciliares, aproveitamento de frutas e verduras, utilização de plantas medicinais, efeito estufa, biodigestores, reaproveitamento de lixo orgânico e inorgânico.


 
“A nossa meta é ampliar a educação ambiental em Juruena, evolvendo tanto a secretaria de educação e os professores, como os alunos e seus pais”, explica Elaine Raschii, coordenadora do Programa de Educação Ambiental do Projeto.





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