Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 23 de Setembro de 2010 às 16:30

    Imprimir


Assessoria/PJC-MT
Delegada ministra palestra para alunos de escola rural do Pedra 90.
Delegada ministra palestra para alunos de escola rural do Pedra 90.

Sessenta alunos da escola rural Herbert de Souza da comunidade Cinturão Verde, no Pedra 90, participaram na manhã desta quinta-feira (23.09), de um palestra do projeto de Cara Limpa Contra as Drogas, no auditório da Diretoria Geral da Polícia Judiciária Civil. Na noite de quarta-feira (22), a palestra foi levada para cerca de 100 pais da Passagem da Conceição, em Várzea Grande, com o foco na relação da família com a questão das drogas. 
 
Com o tema “o valor do sorriso”, a delegada Elaine Fernandes, da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE), alertou os alunos para as consequências devastadoras do uso de drogas e os artifícios utilizados pelos traficantes para seduzir jovens ao caminho das drogas.

Com imagens, Fernandes mostrou que ao entrar no mundo das drogas, o jovem deixa de lado a família, os amigos, abandona os estudos, o esporte, entre outras coisas boas da vida, para entrar na “escola do abandono”, na escola do crime. “Primeiro, o traficante dá a droga de graça. Depois vocês estarão viciados e virarão aviões do tráfico”, alertou.

O diretor da escola Herbert de Souza, Antonio Marcos da Rosa, destacou a iniciativa do projeto na conscientização e prevenção as drogas. Mesmo não tendo problemas com drogas dentro da escola que administra, considera necessária a prevenção, principalmente na região do Pedra 90. “A própria família agradece o trabalho e dá respaldo”, disse.

O professor destacou também a ideia de proximidade da polícia com a escola. “A expectativa em relação ao projeto é grande. Tudo isso também contribui para o aprendizado do aluno”, declarou.

“Achei muito legal. É um belo incentivo para não usar drogas”, disse a estudante Sabrina Lobo Guimarães da Silva, de 14 anos. Já a aluna da 7ª série, Bruna Guimarães Costa, de 14 anos, disse que sempre que puder vai participar de todas as atividades do projeto. Ela afirmou que “nunca vai usar drogas”.

O adolescente Leonardo da Silva Oliveira, 14 anos, saiu convicto de “que a droga leva para o mal caminho, prejudica a gente e a família”.

Para a delegada Elaine Fernandes o trabalho tem sido bastante receptivo, tanto do lado dos alunos quanto dos pais. “Essa temática é para os eles [alunos] conseguirem criar habilidades para resistir aos apelos dos traficantes”, disse a delegada.

A expressão “aviãozinho do tráfico” se refere ao ‘soldado’ do tráfico, a pessoa que cuida da venda direta da droga ao usuário e que corre todos os riscos da atividade ilícita na rua.

Os alunos da escola rural Herbert de Souza tem alunos entre 10 e 17 anos, que cursam o ensino fundamental.

Programação:
Apresentações de peça teatral - prevenção ao uso de drogas.
Dia 27/09 - EMEB Jesus Criança
Horário: - 09:30 e as 15:30- EMEB Onofre de Oliveira
Dia 28/09- EMEB Darcy Ribeiro
Horário: 09:30 e as 16:30- EMEB Senador Gastão Muiller
Dia 29/09 - E.E. Padre Firmo Pinto Duarte
Horário: 09:30 e as 15:30- EMEB Tereza Krauze
Dia 30/09 - E.E Rafael Rueda (CAIC)
Horário: 09:30
Dia 01/10 - Escola Hebert de Souza
Horário: 09:30






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/114377/visualizar/