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MT Eleições 2014
Quinta - 23 de Setembro de 2010 às 07:38

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Dentro da política adotada pelo executivo estadual de verticalização da produção agrícola, o governo do Estado continuará apoiando fortemente a consolidação do parque industrial de Mato Grosso. E os investimentos no Distrito Industrial de Cuiabá, que representa expressiva fatia do PIB mato-grossense, fazem parte do plano de governo de Silval Barbosa (PMDB), candidato à reeleição.

“Vamos manter diálogo permanente. Vamos ver no que podemos avançar”, disse Silval, que participou ao lado do candidato ao Senado Blairo Maggi (PR) de um encontro na sede da Associação das Empresas do Distrito Industrial de Cuiabá (Aedic) que contou com a presença de cerca de 60 empresários nesta quarta-feira (22). Na ocasião, Silval recebeu um documento com algumas reivindicações para melhorar ainda mais o local, onde estão instaladas 214 empresas, que geram oito mil empregos diretos.

O encontro foi para que a diretoria da Aedic ouvisse os planos de governo de Silval, oportunidade estendida também aos outros três candidatos que disputam o governo do Estado. Os diretores reconheceram o trabalho desenvolvido pelo governo do Estado. “Nos últimos oito anos o distrito recebeu mais obras que em 30 anos de existência”, disse a empresária Margareth Buzetti.

“Antes do governo Blairo Maggi, tínhamos que conviver com poeira e atoleiros. Agora, praticamente 100% das ruas estão asfaltadas, melhorou muito”, observou o presidente da Aedic, Daniel Locatelli. O empresário Francisco Paiaguás, um dos pioneiros no distrito (se instalou em 1979), recordou que antes de 2003 apenas duas ou três ruas tinham asfalto e também faltava energia. Ele aproveitou para pedir ao governador uma atenção especial a política tributária para incentivar mais o setor.

Para que outras empresas se instalem na área, a Aedic reivindica alguns investimentos. “Para atender as demandas, o distrito necessita da ampliação da rede de distribuição de água, rede de esgoto e também de transporte público urbano, para trazer os funcionários das empresas”, disse Locatelli. Segundo ele, o transporte de funcionários, bancado pelas empresas, aumenta os custos.

O governador Silval Barbosa afirmou que o empresariado tem feito sua parte e cabe ao Estado melhorar ainda mais a logística necessária para o setor industrial. Ele salientou que Mato Grosso vive hoje um bom momento, crescendo 10% ao ano e vem melhorando a infraestrutura com obras de recuperação e asfaltamento de rodovias, como a BR-163 - que permitirá escoar a produção pelo porto de Santarém (PA) - e a BR-158, cujas obras, quando concluídas, facilitarão a ligação com o porto de Itaqui, no Maranhão.

Aliado a esses investimentos,  Silval ressaltou a continuação das obras da Ferronorte até Rondonópolis e a construção da Ferrovia Leste-Oeste, que também consolidarão a logística no estado. “Mato Grosso cria possibilidades reais de atrair novas empresas. Temos produção e estamos consolidando a logística”, explicou.

O ex-governador Blairo Maggi afirmou que o Distrito Industrial de Cuiabá é o motor da economia do Estado. “Daqui sai boa parte da arrecadação que sustenta o Estado”, salientou, garantindo que sendo eleito para o Senado, juntamente com Abicalil, continuará trabalhando pelo desenvolvimento da economia de Mato Grosso.






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