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Chegada dos equipamentos de grande porte está prevista para início de novembro e o processo de descarga e instalação no cais poderá ser acompanhado pela comunidade
Navio zarpa de Xangai rumo à Itapoá com quatro Portêineres Post Panamax
Nesta terça-feira, 21 de setembro, o navio Zhenhua #15, da empresa chinesa ZPMC, partiu de Xangai rumo ao Porto de Itapoá carregado com os quatro Portêineres Post Panamax. O embarque foi inspecionado diretamente pelo superintendente do Porto, Gabriel Ribeiro Vieira. Até o final desta semana, o segundo navio, o Zhenhua #22, partirá com onze Transtêineres. Os dois fornecimentos somam mais de US$ 45 milhões e complementam a aquisição de equipamentos para a operação do Porto Itapoá, cuja inauguração está marcada para 22 de dezembro.
A chegada dos navios em Itapoá, no início de novembro e a descarga destes equipamentos de grande porte diretamente no cais do Porto - um acontecimento que dura mais de uma semana -, terão grande impacto visual e poderão ser acompanhados pela comunidade à distância.
A tecnologia empregada nesses equipamentos une o que há de mais moderno no segmento portuário proporcionando economia de energia elétrica e óleo diesel. Como exemplo disso, os spreaders totalmente elétricos (que acoplam as máquinas aos contêineres para movimentação) são os primeiros no mundo a saírem da fábrica ZPMC com este tipo de acessório, eliminando o risco de vazamento. O cuidado com o meio ambiente é uma responsabilidade assumida pelo Porto de Itapoá desde o inicio do empreendimento.
Os Portêineres são utilizados para carga e descarga dos contêineres no navio. Deslocando-se sobre trilhos, possuem lança levadiça de 55 metros que se estende sobre o navio e têm capacidade de içar até 75 toneladas, podendo movimentar até 50 contêineres por hora. Os Transtêineres são pórticos rolantes em estrutura de portais que se deslocam sobre pneus e são utilizados na movimentação e armazenamento dos contêineres no pátio. Possuem capacidade de carga de até 50 toneladas, 6 posições de altura e 6 posições de largura.
Porto de Itapoá acelera ritmo das obras
Com as obras do cais e da ponte concluídos, pátio com 90% e prédio administrativo com 60% da obra civil, o Porto de Itapoá, se prepara para a inauguração. Os primeiros equipamentos já chegaram dos Estados Unidos e da Europa. Os 26 caminhões terminal tractors, de última geração e usados para transferência de contêineres do cais para o pátio e vice-versa, tem capacidade de carga de até 60 toneladas. As 2 empilhadeiras de grande porte RS - reach stacker com capacidade de carga de até 45 toneladas são utilizadas para movimentar e armazenar até 6 contêineres de altura e 3 empilhadeira de vazios - empty container handler são usadas para movimentar contêineres e empilhar até 7 posições de altura HC e capacidade de movimentar até 50 contêineres por hora. Todos da marca Kalmar.
Em agosto, o diretor superintendente do Porto de Itapoá, Gabriel Ribeiro Vieira, assinou a ordem de serviço para a pavimentação de sete quilômetros do acesso pela Estrada Municipal José Alves, conhecida como "Estrada da Jaca", com investimentos de R$ 16 milhões. Esta via ligará o Porto à SC-415, próxima à Garuva, cuja obra está sendo realizada pelo Governo do Estado através do Deinfra.
Investimentos adicionais do Porto no valor de R$ 7 milhões contemplam uma linha de transmissão e mais R$ 6,5 milhões para uma subestação de 138 kV para garantir energia para o funcionamento do empreendimento.
A partir da inauguração, o Porto de Itapoá terá a capacidade de movimentar mais de 300 mil contêineres por ano. Após o término das ampliações, sua capacidade será incrementada para movimentar 1 milhão de contêineres.
A localização geográfica estratégica, condições naturais de profundidade e águas calmas da Baía da Babitonga são adequadas a receber navios de grande porte, com até 9.000 TEUs. Com investimentos que ultrapassam os R$ 475 milhões, o empreendimento emprega alta tecnologia para oferecer ganhos de produtividade e segurança, reduzindo tempo de carga e descarga e custos operacionais para os usuários.
O Porto de Itapoá é um terminal portuário privativo de uso misto exclusivo para a movimentação de contêineres. Tem como acionistas a Portinvest Participações (Grupo Battistella e Logística Brasil - Fundo de Investimento e Participações gerido pela BRZ Investimentos) e a Aliança Navegação e Logística (Grupo Hamburg Süd).
Contratações
O Porto de Itapoá, por meio do seu Departamento de RH, já iniciou as primeiras contratações para posições estratégicas. Os processos seletivos iniciaram em setembro para residentes em Itapoá e região Norte do Estado na busca de profissionais com perfis variados e complementares que combinam excelência operacional e administrativa. Os candidatos ou interessados em fazer parte da equipe de colaboradores devem cadastrar o seu currículo no site no www.teconsc.com.br/trabalhe_conosco. Além dos contratados diretos, a expectativa é criar outros 2.500 empregos indiretos na região.
Porto de Itapoá em números:
Investimentos: R$ 475 milhões (total)
-Equipamentos - R$ 90 milhões
-Obras de acesso da Estrada da Jaca - R$ 16 milhões
-Subestação de alta tensão de 138 kV - R$ 7 milhões
-Linha de Transmissão de Energia - R$ 6,5 milhões
-Tecnologia e Sistemas - R$ 10 milhões
Cais: 630 metros de comprimento e 43 de largura
Profundidade natural: 16 metros
Berços de atracação: 2 para navios Post-Panamax de até 300 metros de comprimento, com capacidade de carga de 9.000 TEU´s cada embarcação
Ponte de acesso: 230 metros
Retroárea: 136 mil m²
Área administrativa e edificações de apoio: 9 mil m²
Gates de acesso: 6
Tomadas reefers: 1380
Equipamentos:
- 4 STS (Ship to Shore) / Portêineres
- 11 RTG´s (Rubber Tired Gantry) / Transtêineres
- 26 terminal tractors
- 5 empilhadeiras de grande porte (2 RS e 3 ECH)
Total de colaboradores: 250 em 2010 e cerca de 500 em 2011
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