Novo Gol Rallye chega às lojas na primeira semana de outubro (Foto: Divulgação)
O Gol Rallye foi lançado em 2004, com a geração III, e reeditado em 2007, com a quarta geração. A nova edição visa dar um fôlego às vendas do modelo. O reinado do hatch alemão, o carro mais vendido do Brasil há mais de duas décadas, é ameaçado pela nova geração do Uno, que já conta com uma versão off-road (Way). Na primeira quinzena de setembro foram comercializadas 11.855 unidades do modelo da Volks, contra 11.613 do carro da Fiat, uma diferença de apenas 242 unidades.
A fabricante espera que a versão Rallye represente 5% das vendas do Gol, o que deve representar 1.150 unidades das 23 mil comercializadas, em média, por mês.A nova versão do Gol é oferecida apenas com motor 1.6, que já equipa outras versões do hatch e modelos da família VW.
Suspensão mais elevada
Em relação ao Gol convencional, a principal novidade é a suspensão 28 milímetros mais elevada, que proporciona 171 mm de altura em relação ao solo, com o veículo vazio, e 146 mm, quando carregado.
A frente é semelhante à adotada na picape Saveiro Cross e o carro também ganhou adesivos nas laterais. O modelo vem cinco opções de cores sólidas, incluindo a Amarelo Solaris, que estreou no CrossFox.
O pacote de série inclui vidros e travas elétricas, direção hidráulica, sensor de estacionamento, repetidores de setas nos retrovisores, spoiler traseiro, luz de leitura para passageiros do banco de trás e forração do teto e colunas na cor preta. O ar-condicionado, opcional, sai por R$ 2.660. A configuração I-Motion traz também a opção de troca de marchas por meio de borboletas atrás do volante.
Linha do tempo
O Gol Rallye foi lançado em agosto de 2004 com suspensão um pouco mais elevada, bancos e rodas esportivas e única motorização (1.6 Total Flex, com 97 e 99 cavalos de potência, com gasolina e álcool, respectivamente). Em março de 2006, a versão ganhou a opção 1.8 Total Flex, com 103/106 cavalos. De acordo com os dados da Volkswagen, em dois anos de comercialização, a série Rallye vendeu 13 mil unidades.
Por causa do sucesso, a marca alemã relançou o modelo off-road em setembro de 2007. Na nova “fornada”, limitada a 3.000 unidades, a VW incrementou o visual do hatch, que ficou mais aventureiro do que a edição anterior, com destaque para os faróis com máscaras negras e de milha nos para-choques, além do aerofólio traseiro. O modelo tinha ainda vão livre do solo de 2,7 centímetros e trazia de série direção hidráulica e rodas de liga leve.
Comentários