Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 20 de Setembro de 2010 às 17:35
Por: Fabíola Tormes

    Imprimir


Com o slogan “Não deixe a bola cair, vacine seu cão e gato!”, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenadoria de Vigilância Sanitária, realizou no último sábado, 18, o dia ´D´ da Campanha Estadual de Vacinação Antirrábica Animal 2010.

Segundo a coordenadora da Vigilância Sanitária, Martides de Souza Lôbo Malaco, o primeiro dia da campanha foi realizado com tranquilidade, porém não pode divulgar parcial de doses aplicadas. A meta de imunização é de 15.159 animais, sendo 12.918 cães e 2.241 gatos. “Para quem ainda não levou seu cão ou gato para vacinar, a campanha segue até a próxima sexta-feira, mas somente no Posto Central”, comunicou a coordenadora, lembrando ainda da necessidade de levar o cartão de vacina do animal e o mesmo estar acompanhado por adultos.

Ainda segundo a coordenadora, o objetivo da campanha é vacinar as populações de cães e gatos no município de Mato Grosso, visando prevenir e interromper a transmissão do vírus da raiva na população canina e felina, diminuindo assim a possibilidade da ocorrência da raiva humana. Vale lembrar que a meta de vacinação no Estado para o ano de 2010 é vacinar 618.645 animais, sendo 506.365 cães e 112.289 gatos.

DADOS - De acordo com os dados repassados pela Coordenadoria de Vigilância Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde, no ano de 2005 foram notificados cinco casos de raiva canina em Cuiabá e nenhuma felina. Em 2006, um caso de raiva canina, no município de Várzea Grande e nenhuma felina. No ano de 2007, dois casos de raiva canina, sendo um em Cuiabá e um em Várzea Grande, e nenhum caso de raiva felina. Nos anos de 2008 e 2009 não houve registros de casos de raiva em cães e gatos.

DOENÇA - A raiva é uma doença que acomete mamíferos, e que pode ser transmitida aos homens, portanto, é uma zoonose. É uma doença que não tem cura, é letal se não atendida a tempo.
A melhor forma de se proteger contra a doença é vacinando os animais. Além da imunização, outras dicas de prevenção da doença são: evitar deixar o animal solto nas ruas; ao passear com seu bicho de estimação, leve-o sempre na coleira; nunca separe briga de animais; cuidados ao pegar bichos machucados; não alimente e evite contato com animais desconhecidos.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/114766/visualizar/