Record promove amanhã debate entre candidatos ao governo
Os candidatos ao governo Silval Barbosa (PMDB), Mauro Mendes (PSB), Wilson Santos (PSDB) e Marcos Magno (PSOL) participam nessa segunda-feira (20) do tradicional debate da TV Record (canal 10), empresa do Grupo Gazeta de Comunicação. O encontro vai ao ar a partir das 22h e terá 2 horas de duração. Todos já confirmaram presença.
O debate vai ser transmitido também pela Rádio CBN Cuiabá, outra empresa do Grupo Gazeta. O programa será dividido em 4 blocos, sendo que o primeiro será dedicado à apresentação e questionamentos do mediador Antônio Carlos Silva. Nos outros 3 os concorrentes poderão fazer perguntas uns aos outros, o que permitirá maior confronto de ideias.
De acordo com o diretor de Jornalismo da TV Record, Davi Cézar, o debate será uma forma dos eleitores conhecerem mais aqueles que querem administrar Mato Grosso pelos próximos 4 anos. "Até porque nesse momento o candidato é confrontado. Diferente dos programas eleitorais de rádio e TV, onde eles aparecem produzidos e apenas fazem pronunciamentos, no debate ele é questionado e tem que se mostrar realmente".
As regras do debate foram definidas em conjunto com os assessores dos candidatos que já participaram também de duas rodadas de entrevistas na TV Record e na Rádio CBN. Durante o programa, será proibido uso de ponto eletrônico e telefone celular. Silval, Mauro, Wilson e Marcos Magno não poderão também apresentar qualquer objetivo ou documento que não seja o plano de governo ou caderno de anotações. O horário do debate, o primeiro e único realizado pelo Grupo Gazeta nessa campanha, foi definido de acordo com a grade nacional da TV Record.
O governador Silval Barbosa afirma que o debate será uma oportunidade de apresentar mais propostas aos eleitores. Já Mauro Mendes diz que "a população poderá saber quem é o mais preparado para governar o Estado". Wilson avalia que o debate é uma forma de minimizar os efeitos da diferença de estrutura de campanha dos concorrentes, já que terá condições de igualdade ao confrontar os adversários. Marcos Magno fiz que poderá mostrar ser a única opção de mudança para Mato Grosso.
O debate ganha importância especial porque ocorre a 12 dias da eleição de 3 de outubro e será feito no momento que o governador Silval Barbosa tem se ausentado de encontros com os concorrentes nas emissoras de TV.
A Record Canal 10 propiciou episódios históricos. Em 2008, Walter Rabello (PP) provocou e viu Wilson Santos beber água suja na disputa pela Prefeitura de Cuiabá. No mesmo ano, um policial atirou para dispersar um tumulto e feriu o cinegrafista Eliseu Isaías.
Comentários