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Economia
Sábado - 18 de Setembro de 2010 às 18:13

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Miojo sem frango, promessas de um iogurte milagroso e a compra de um cruzeiro que não consegue ser realizado. Essas foram algumas das razões que fizeram consumidores insatisfeitos reclamarem no Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) contra grandes empresas.

De fevereiro a junho deste ano, a instituição recebeu 35 denúncias, das quais 20 eram de consumidores. No Procon-SP, as denúncias subiram de 1.534 para 2.321 no primeiro semestre de 2010 em relação ao mesmo período de 2009.

"Publicidade enganosa é aquela que não tem coerência com a oferta ou omite informação, induzindo a pessoa ao erro", explica a advogada do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) Mariana Ferraz.

E, para evitar problemas depois de comprar um produto e descobrir que foi enganado, ela recomenda que o consumidor reúna todas as provas da oferta, como panfletos e anúncios.

O advogado e professor da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) Fernando Monteiro diz que, além de reclamar, é importante saber se prevenir.

"Normalmente as empresas querem dar as informações por telefone. Se você vai comprar um carro, peça todas as informações por escrito. Ou você pode ligar e gravar a conversa", afirma.

Ele recomenda ainda que, caso se sinta lesado, o consumidor faça uma representação ao Ministério Público, além de procurar os órgãos de defesa do consumidor.

A vendedora Sandra Lopes conta que comprou um produto para tirar verrugas, mas o líquido não surtiu efeito.

Ela diz que entrou em contato com a empresa, mas não obteve resposta e agora pensa em procurar a Justiça. "Foi dolorido e sofrido. Na televisão, parecia uma coisa imediata, mas a verruga não saiu e a pele ficou irritada", diz.

Guardar sempre a nota fiscal e desconfiar de ofertas mirabolantes e preços abaixo da média são as dicas da presidente do Movimento das Donas de Casa de Minas Gerais, Lúcia Pacífico. "Eles gostam de vender produtos com defeito. Por isso a importância da nota", afirma.

O professor de direito do consumidor da PUC-SP Marcelo Sodré lembra ainda que é preciso atentar para os asteriscos em panfletos.

"Eles têm de ser legíveis, o consumidor deve ter acesso a essas informações. Elas têm de ser claras e escritas", diz.

SAIBA COMO SE PREVENIR CONTRA A PROPAGANDA ENGANOSA

- Vá ao local da promoção e peça informações por escrito

- Ligue para pedir informações sobre a promoção ou propaganda e grave

- Desconfie de ofertas mirabolantes e preços abaixo da média

- Peça sempre a nota fiscal, mesmo que custe algum tempo

VEJA ONDE DENUNCIAR

- No Conar: pelo site, cujo endereço é www.conar.org.br/

- No Ministério Público: o Ministério Público esclarece que o consumidor que sentir prejudicado pode fazer uma representação ao órgão, mas ressalta que ele não age em casos particulares. Se, a partir de uma denúncia, houver a suspeita de que a propaganda prejudica mais pessoas, o MP averigua.

- No Procon: www.procon.sp.gov.br (veja mais abaixo)

POSTOS POUPATEMPO

- 2ª a 6ª, das 7h às 19h

- Sábados, das 7h às 13h

- Itaquera: av. do Contorno, 60, Metrô Itaquera

- Santo Amaro: rua Amador Bueno, 176/258

- Sé: praça do Carmo s/nº

OUTROS ATENDIMENTOS

Cartas: Caixa Postal 3050 -CEP: 01031-970

tel. 151 - 2ª a 6ª, das 7h às 19h

OUVIDORIA DO PROCON-SP

rua Barra Funda, 930 - Sala 401 - Barra Funda

CEP: 01152-000 - São Paulo-SP

tel. 0/xx/11/3826-1457

e-mail: ouvidoria@procon.sp.gov.br 






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