Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 18 de Setembro de 2010 às 14:42

    Imprimir


A IEC (Comissão Eleitoral Independente, na sigla em inglês), informou que a participação nas eleições do Afeganistão foi de cerca de 40%, segundo as primeiras estimativas. A informação foi anunciada pelo chefe da organização, Fazil Ahmad Manawi, neste sábado.

O pleito ocorre em meio à ataques à centenas de colégios eleitorais. Dezenas de pessoas ficaram feridas em diferentes ofensivas. O Taleban assumiu os ataques que deixaram dezenas de feridos e pelo menos 10 mortos.

Em comunicado, os insurgentes mencionaram 150 colégios atacados, o correspondente a 2,5% do total dos locais de votações abertos pela comissão eleitoral, que decidiu manter fechadas algumas sessões por estarem situadas em áreas consideradas inseguras. A ação dos insurgentes seria parte do boicote ao pleito parlamentar.

SOBRE O PLEITO

Os afegãos votam nas eleições parlamentares neste sábado para 249 assentos na Câmara Baixa, chamada de Wolesi Jirga. Saiba mais sobre as eleições, que custam cerca de US$ 150 a doadores internacionais.

Quem concorre?
2.583 candidatos, dos quais 401 são mulheres.

Há partidos políticos?
Partidos políticos foram praticamente removidos do processo eleitoral em um sistema que objetiva evitar segregação étnica, então candidatos concorrem como indivíduos, desde que tenham o apoio de pelo menos 1.000 eleitores registrados.

Qual o papel do Parlamento?
O Parlamento aprova ou rejeita legislações propostas pelo governo, que é formado pelo presidente, mas sujeito à aprovação da Assembleia Nacional.
O país tem ainda uma Câmara Alta da Assembleia, composta por nomeados pelo presidente e por Províncias, mas o poder real está com a Câmara Baixa (Wolesi Jirga). O Parlamento tem ganhado cada vez mais força, e recentemente bloqueou as escolhas do presidente Hamid Karzai para algumas posições do Ministério.

Como a população é representada?
O número de assentos concedido a cada distrito depende do tamanho da população, sendo Cabul o maior, com 3 milhões de pessoas e 33 assentos --nove reservados para mulheres. Um total de 664 candidatos estão registrados só na capital.

Qual a situação de segurança?
A Comissão Eleitoral diz que ao menos 1.019 dos 6.835 postos de votação --cerca de 15%-- não vão abrir porque a segurança não pode ser garantida. O Taleban tentou, com sucesso limitado, atrapalhar as eleições parlamentares de 2005, e a presidencial de 2009. Eles também ameaçaram atrapalhar esta eleição, atingindo primeiro as forças estrangeiras, e depois as afegãs.
Ao menos quatro candidatos foram mortos. Dezenas de trabalhadores de campanha também foram mortos ou feridos.

O que a eleição representa para o Afeganistão?
As mortes de civis e militares no Afeganistão estão em níveis recordes, e a violência está em seu pior momento desde que o Taleban foi derrubado do poder, em 2001. Se o governo não conseguir manter as eleições adequadamente, isso deve lançar mais dúvidas sobre os planos de Karzai de colocar as forças afegãos no controle total da segurança até 2014.

A vitória de poderosos rivais do presidente Hamid Karzai pode criar um Parlamento hostil e frustrar países ocidentais que o pressionam para combater a corrupção e melhorar a governança, enquanto militares estrangeiros fazem ofensivas contra insurgentes antes do início da retirada das tropas, previsto para julho de 2011. 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/115002/visualizar/