Trabalhos vão começar pelo município de Campo Verde, em novembro.
TRE vai iniciar cadastramento biométrico de eleitores em MT
O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso aprovou o calendário para a realização da revisão do eleitorado e o cadastramento biométrico dos eleitores do município de Campo Verde, (distante 140 km da capital). Os eleitores terão entre os dias 9 de novembro e 8 de dezembro para comparecer na central de atendimento que será montada no Ginásio Isaías Joubert Romancini.
O comparecimento será obrigatório para todos os eleitores, pois a revisão biométrica, além da coleta das informações, servirá para eliminar do cadastro os eleitores que não possuem vínculo com o município. Quem não comparecer terá o título cancelado e, caso não regularize a situação eleitoral, não poderá votar nas eleições municipais de 2012. Da mesma forma, os empresários locais são obrigados a dispensar o funcionário para que ele compareça ao local de coleta de informações.
Pioneirismo em Mato Grosso
A cidade será a primeira do Estado a realizar a coleta das impressões digitais e fotos dos eleitores. O procedimento faz parte do projeto nacional do Tribunal Superior Eleitoral, que pretende implantar o sistema em todo o país num prazo médio de 10 anos.
A biometria consiste na utilização das características pessoais para identificação. As informações das impressões digitais serão armazenadas em um banco de dados e serão repassadas para as urnas eletrônicas quando forem realizadas as eleições. Os equipamentos com identificador biométrico só permitirão o voto se a impressão digital do eleitor for idêntica àquela cadastrada no procedimento.
Outros dados biométricos, como a fotografia, também serão armazenadas para posterior utilização pela Justiça Eleitoral ou por qualquer instituição parceira que tenha necessidade de realizar o reconhecimento facial de uma pessoa.
O local da revisão biométrica foi decidido em uma reunião ocorrida em Campo Verde, da qual participaram o juiz eleitoral Renan Carlos Pereira do Nascimento, o assessor da Corregedoria Eleitoral, Mauro Sergio Diogo, e os secretários do TRE Ailton Lopes (Tecnologia da Informação) e Nilson Bezerra (Administração e Orçamento). Eles visitaram vários prédios e locais públicos da cidade, antes de decidir pelo ginásio municipal.
Comentários