Cursos crescem 52,9% no Estado
Mato Grosso apresenta o maior crescimento em quantidade de cursos de pós-graduação no Centro-Oeste. Na análise realizada entre os anos de 2007 e 2009, o Estado cresceu 52,9%. Apesar do bom resultado, é quem possui menos cursos de doutorado e mestrado na região.
Segundo avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), Mato Grosso teve crescimento superior a Mato Grosso do Sul (46,2%), Goiás (36,5%) e Distrito Federal (19,5%). São 26 cursos de mestrado e doutorado no Estado nas universidades federal e estadual.
Sobre a quantidade, somente o Distrito Federal conta com 53 cursos de doutorado dos 77 na região Centro-Oeste, seguido por Goiás (16), Mato Grosso do Sul (5) e Mato Grosso (3). Já em relação ao mestrado, Mato Grosso também assume o último lugar com 23 cursos, dos 177 na região. O primeiro novamente é o Distrito Federal (73), seguido de Goiás (51) e Mato Grosso do Sul (30).
Qualidade - Na avaliação da Capes, a qualidade dos cursos é baseada em notas de 1 a 7. Sendo 1 e 2 para os descredenciados; 3 para o desempenho regular; 4 para bom; 5 ao chamado "muito bom nível" e 6 e 7 "ao alto padrão internacional".
No Centro-Oeste, 7 cursos tiveram notas 1 e 2 e as instituições têm 30 dias para recorrer da avaliação. Nenhum deles é de Mato Grosso, que teve a menor nota (3) em 15 cursos de mestrado: 2 da Unemat e 13 da UFMT. Os da Universidade Estadual são Ciências Ambientais e Ecologia e Conservação. Os da Federal são Saúde Coletiva; Recursos Hídricos; Política Social; Geografia; Geociências; Física; Estudos de Linguagem; Estudos de Cultura Contemporânea; Engenharia de Edificações e Ambiental; Enfermagem; Ciências Florestais e Ambientais; Biociências e Agronegócio e Desenvolvimento Regional.
Sete cursos da UFMT apresentaram nota 4, sendo 6 de mestrado e 1 de doutorado. São eles: História; Educação (mestrado e doutorado); Ecologia e Conservação da Biodiversidade; Ciências Veterinárias; Ciências da Saúde e Ciência Animal.
Também da UFMT, 4 cursos tiveram nota 5, ambos com mestrado e doutorado: Agricultura Tropical e Física Ambiental.
Comentários