Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 15 de Setembro de 2010 às 09:52

    Imprimir


O Programa de Apoio à Panificação (Propan), um dos maiores programas de capacitação e desenvolvimento da panificação e confeitaria brasileira, está sendo aplicado em Rondonópolis, nessa semana (do dia 13 ao dia 17 de setembro). Desenvolvido pela Abip e pela Abitrigo, o Propan vai atuar por meio do Projeto Panificação Competitiva do Sebrae e  já está atendendo, inicialmente, dez empresas na cidade.

Os treinamentos junto às padarias são organizados pelo Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria (ITPC), que tem por objetivo promover estudos, projetos, pesquisa e ações de desenvolvimento tecnológico, técnico e comercial da panificação e confeitaria. O Instituto é diferenciado na execução dos trabalhos junto às empresas da panificação brasileira, não existindo no mercado outra entidade que realize trabalho semelhante.

Segundo o consultor da Propan, Jorge Luiz Cevinscki, o que está sendo aplicado nas panificadoras de Rondonópolis é o ‘Propan Compacto’, que é um programa dividido em três módulos, sendo realizadas em três meses. “Nesse primeiro módulo eu trabalho o controle gerencial da empresa, visitando em uma semana, duas panificadoras por dia e, fornecendo cursos durante a noite nesse período. Na segunda etapa, outro consultor vem até o município para trabalhar especificamente com produção, e assim serão realizados também, no terceiro mês, os mesmos procedimentos, sendo que no final dos três módulos será feita uma avaliação das panificadoras que participaram e, posteriormente será entregue um certificado, que poderão ser: ouro, prata ou bronze, de acordo com aquilo que o empresário estará colocando em prática”, explica Jorge.

O setor de panificação de Rondonópolis é composto por 100 empresas, sendo considerado um dos segmentos mais relevantes e promissores para a economia do Estado em razão da movimentação econômica e da geração de renda e postos de trabalho.

“Um dos objetivos do Propan é que os panificadores vejam que sua panificadora não é apenas um negócio, mas sim, uma empresa. Muitos ainda não sabem gerenciar sua empresa e perdem o controle do financeiro, então o Propan faz essa orientação”, conta o consultor.

Jorge conta ainda que as visitas que estão sendo realizadas nessa semana nas empresas, são para saber isoladamente como está cada panificadora. “Vamos atender dez empreendimentos e, cada um deles é uma realidade distinta. Então eu faço um diagnóstico e levantamento de como a empresa está, quantos funcionários ela tem, quanto ela produz, se essa produção é condizente com o número de funcionários, se os valores das mercadorias é aceitável, se o empresário está tendo prejuízo. Com isso instalamos duas planilhas, uma de controle operacional e, outra que ensina a fazer o levantamento de receitas”, esclarece Jorge Luiz.

O presidente do Sindicato das Indústrias da Alimentação da Região Sul de Mato Grosso (Siar-Sul), Airton Ferreira da Silva, foi o primeiro a receber a consultoria do Propan em sua panificadora e, conta que esse apoio é de fundamental importância para o setor. “Espero que as panificadoras que estão participando desse programa possam ter uma melhora significativa, e que elas tenham também, uma evolução em todos os setores que serão trabalhados”.

Wladimir Alves da Silva, gestor do projeto, avalia que a idéia dessa parceria, entre o Sebrae e o Propan é de fortalecer o setor, que hoje é um departamento que cresce muito em Rondonópolis. “Nós percebemos que as panificadoras precisam desse apoio e, buscamos parcerias com o Propan, que é para dar um direcionamento para esse setor, e que essas dez empresas possam melhorar em relação à gestão, em qualidade e inovações”.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/115470/visualizar/