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Economia
Quarta - 15 de Setembro de 2010 às 09:31
Por: Laís Costa Marques

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Consumidor mato-grossense está mais confiante na economia e tem ido às compras com frequência
Consumidor mato-grossense está mais confiante na economia e tem ido às compras com frequência

Mato Grosso registrou no mês de julho o segundo melhor índice de aumento nas vendas do comércio varejista do ano, com um crescimento 21% em comparação com o mesmo período do ano passado. No acumulado do ano, a evolução é de 20,3%, a maior da região Centro-Oeste e a quarta maior do país, perdendo apenas para os estados da região Norte. Os números são da Pesquisa Mensal do Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta terça-feira (14).

O bom desempenho do comércio em Mato Grosso é comprovado pelas vendas registradas nas lojas, que ultrapassam os números do IBGE. No grupo Caseli, que administra as lojas Giovanna e Avenida, a média de crescimento mensal está em 27%, sendo que em alguns meses este percentual alcançou 35%. O diretor-administrativo do grupo, Camilo de Leles, acredita que uma série de fatores contribuem para as vendas no decorrer de 2010. "Desde uma mudança de estoques até o crescimento do crédito pessoal influenciam no aumento das vendas este ano". Outro detalhe apontado pelo diretor foi o poder de compra do consumidor. "O mato-grossense está mais confiante e seu poder aquisitivo melhorou, o que impulsiona as compras".

O crescimento do poder de compras foi observado pelas franquias O Boticário em Cuiabá e Várzea Grande, com destaque entre as classes antes consideradas mais baixas. A proprietária da rede no Estado, Dalva Ferraz, diz que as lojas de rua da franquia são as que mais crescem, com índices que chegam a 40% em relação ao mesmo período do ano passado, como é o caso do ponto do grupo localizado no bairro CPA II e o do centro de Cuiabá, que registra crescimento médio de 35%.

O comportamento faz com que a administradora das franquias invista na expansão para os bairros mais periféricos. "Inauguramos uma loja no Pedra 90 e em breve abriremos outra no CPA lll. As pessoas estão comprando mais e querem comodidade, pequenos centros comerciais estão se formando nos bairros".

Outra característica identificada pelos lojistas foi a preferência pelas compras a prazo. Camilo de Leles, da Avenida, diz que 50% das vendas são pagas pelo sistema de crediário da loja, outros 40% com cartões de crédito e de débito e apenas 10% são pagas em dinheiro. O vice-presidente da Federação do Comércio de Mato Grosso (Fecomércio-MT), Hermes Martins, afirma, porém, que apesar de ser preferência, o crédito está sendo usado com mais cautela. "A pessoas estão conferindo as possibilidades antes de contrair contas, não estão se endividando além da capacidade financeira".

Quanto ao crescimento relevante do mês de julho, Martins explica que as férias impulsionaram o consumo. "Em julho muitas crianças saem de férias e os pais aproveitam para levá-las aos shoppings e o consumo aumenta".

Quanto às vendas do comércio varejista ampliado, que incluem veículos e materiais para construção, o crescimento mensal foi de 15,8%, quase 7 pontos percentuais a mais do que em junho (8,5%). No acumulado do ano, a expansão das vendas foi de 17,2% e a receita nominal arrecadada com a comercialização é 18,1% superior este ano em relação aos 7 primeiros meses do ano passado.





Fonte: A Gazeta

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