Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Policia MT
Terça - 14 de Setembro de 2010 às 20:11
Por: Franscimeire Arruda

    Imprimir


Polícia Civil intensifica investigações contra crimes ambientais
Polícia Civil intensifica investigações contra crimes ambientais

Uma operação conjunta da Polícia Judiciária Civil de Nova Mutum (264 km ao Norte), da Delegacia do Meio Ambiente (Dema), de Cuiabá, e Secretaria de Meio Ambiente (Sema) prendeu na semana passada, quatro pessoas envolvidas em desmatamento ilegal.

Os presos Onivaldo Vicente da Costa, Luiz Almeida Oliveira, Antônio Marcos da Costa e Almir Galiano Cardoso, o “Tato”, foram presos em duas fazendas do município e com eles encontrados dois revólveres, munições, uma caminhonete S10, tratores e equipamentos utilizados no desmate.

A policia chegou aos acusados através de denúncia anônima, que informava a madeiras estavam sendo retirada ilegalmente de áreas de preservação permanente, de duas fazendas da região, localizadas a 100 km da cidade, próximo a MT-235, região de acesso à cidade de São José do Rio Claro (315 km ao Oeste).

Uma equipe composta por seis policiais se deslocou até o local. Na mata, os policiais encontraram 77 metros cúbicos de toras, da espécie Cambará e outras, prontas para serem carregados em caminhões.

Segundo levantou a polícia, a retirada da madeira começou no final do mês de agosto. Além das toras prontas para o carregamento foram achados outros 30 metros cúbicos, numa serraria do município de Nova Maringá (400 km a Médio Norte). De acordo com o delegado Wagner Bassi Junior, que comanda as investigações, o cunhado do gerente da fazenda, que está foragido, teria negociado a retirada da madeira e os três presos estariam envolvidos no corte e no transporte.

"A investigação, através dos depoimentos, está montando o quebra-cabeça”, declarou o delegado. “Queremos saber se os proprietários da área não tinham realmente conhecimento do que estava acontecendo, como alegado inicialmente", complementou Bassi. No mesmo dia, a polícia fez ainda a apreensão de um caminhão com aproximadamente 13 m³ de madeira serrada, que era descarregada em uma madeireira no bairro Industrial, região Norte no município, sem a documentação exigida por lei.

A madeira e o caminhão estão apreendidos no pátio da Delegacia de Polícia Civil de Nova Mutum. No inquérito policial, instaurado pelo delegado Wagner Bassi Junior, por extração ilegal e furto de madeira, devem ser ouvidas mais 30 pessoas e outras podem ser indiciadas pelo crime ambiental.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/115526/visualizar/