Casaldáliga nega apoio para candidato Abicalil
"Não assinei documento nenhum, pode dizer abertamente. É uma pena que tenha acontecido isso", afirmou o bispo emérito de São Félix do Araguaia, Dom Pedro Casaldáliga, 81 anos, à reportagem de A Gazeta sobre declarações de apoio a candidatos a cargos eletivos nestas eleições. A resposta, escrita a pedido do próprio religioso, se refere ao que foi divulgado na imprensa pelo deputado federal e candidato ao Senado, Carlos Abicalil (PT), de que teria recebido manifestação favorável do bispo à sua pretensão eleitoral.
Nas informações repassadas à mídia e inseridas no site oficial do candidato, Abicalil afirmou ter recebido uma mensagem com voto de confiança de Dom Pedro. No trecho do documento estaria escrito: "O dia três será uma ocasião importante de assumir esse serviço político conjugando publicamente a fé e a política." No dia 8 de setembro consta no site oficial do deputado a mensagem postada que teria sido recebida com o aval de Casaldáliga e do padre Paulo Gabriel.
Ainda consta na reportagem de um jornal que o candidato ao Senado tem uma amizade com Dom Pedro anterior a sua vida política. Abicalil diz ter vindo de São Paulo para se fixar no Estado. Afirma também que chegou em Mato Grosso a convite da Prelazia de São Félix do Araguaia (1.200 quilômetros a Nordeste da Capital), onde Dom Pedro era bispo.
Debilitado pela idade, mas referência social forte por sua vida política no movimento contrário ao latifúndio e à favor da reforma agrária, entre outras temáticas sociais, Casaldáliga disse ser assediado constantemente por candidatos. "Vários políticos vêm aqui em casa pedindo respaldo, mas o povo é quem tem que decidir...". Sobre a amizade com o candidato Abicalil, afirma que ter uma "amizade de vários anos". Mas ressalta: "uma coisa é amizade, outra é assinar um documento com um respaldo meu para uma candidatura".
Nas aparições, por meio de artigos, de Dom Pedro Casaldáliga nos últimos anos é possível ver sua posição contrária à bandeira petista. No artigo intitulado "A esperança vencendo a decepção", de 2 de setembro de 2005, aborda os escândalos que passaram a fazer parte do governo Lula e coloca no primeiro parágrafo a descrença que passou a ter no partido que até então, seria a possibilidade de mudanças. "Está difícil pensar o Brasil, os últimos acontecimentos desmoralizando o Congresso Nacional - que deveria ser para o povo a grande referência da "ordem e o progresso" e estraçalhando o PT - que parecia ser "a esperança vencendo o medo", tornam difícil pensar o Brasil.
Outro lado
Por meio da assessoria, o deputado federal Carlos Abicalil (PT) afirmou ter visitado o bispo na semana passada em sua residência, onde teria recebido apoio pessoal. Ele informou que a ação se restringiria a um respaldo, sem que a imagem e posicionamento fossem utilizados em campanha eleitoral. "Teria pedido discrição".
O apoio de Dom Pedro, entretanto, foi postado no site de campanha de Abicalil, após o recebimento de um e-mail enviado de São Félix do Araguaia para o petista. A suposta posição de Dom Pedro em favor do candidato ao Senado foi citada em reportagem de jornal no dia 9 de setembro sem a reprodução do e-mail.
A Gazeta pediu cópia do e-mail para publicação mas, até o fechamento desta edição, a assessoria do petista não havia encaminhado o material.
Comentários