Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 13 de Setembro de 2010 às 14:55
Por: Sandra Santhanna

    Imprimir


“Mato Grosso produz 500 mil toneladas de mandioca por ano e o Estado pode produzir bem mais porque todos os 141 municípios do Estado podem efetuar o cultivo”, afirma o engenheiro agrônomo e coordenador da cadeia produtiva da mandiocultura do MT Regional, Antonimar Marinho dos Santos. O intuito é reunir técnicos e produtores rurais para apresentar e discutir as tecnologias que possam contribuir para o aumento da produção e na melhoria da qualidade da mandioca, no ‘Curso de Capacitação Continuada da Mandiocultura’, que será realizado na Casa Luterana, em Chapada dos Guimarães, nos dias 16 e 17 de setembro.

O evento é gratuito e contará com várias palestras, uma delas será para esclarecer as principais dúvidas quanto à questão sanitária do alimento para comercialização, um grande problema enfrentado pelos produtores no que tange ao armazenamento, embalagem e no manuseio do produto. Foram convidados representantes do Instituto de Metrologia e Qualidade de Mato Grosso (Imec), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Segundo o coordenador da cadeia produtiva da mandioca, Antonimar Marinho dos Santos, com pequenas tecnologias é possível aumentar a produção com melhoramento genético, através de novas variedades e manejo da cultura por meio da diminuição do espaçamento, aumento das covas, tamanho da maniva, correção, adubação do solo e o controle de pragas e doenças.

De acordo com o secretário-extraordinário de Projetos Estratégicos do MT Regional, Renaldo Loffi, A cultura da mandioca é muito importante no Estado como fonte alimentar da família e também para criação dos animais. A industrialização é basicamente para a produção de farinha, havendo a necessidade de diversificar a produção na fabricação de outros produtos como a fécula que tem mercado garantido. “Essa é uma das cadeias produtivas prioritárias do MT Regional que fomenta a agricultura familiar, por meio da geração de emprego e renda”.

O evento é uma realização do MT Regional, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e Superintendência Federal de Agricultura (STF/MT). São parceiros, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder), Empaer e Prefeitura de Chapada dos Guimarães.

Os interessados em participar do seminário precisam preencher o formulário de inscrição. Mais informações podem ser obtidas no MT Regional, pelo telefone (65) 3613-4500 .

Programação

16/09/10 - Quarta-feira

08h – Abertura – Inscrições
8h30 – Validação e Transferência de tecnologias para a cadeia produtiva da Mandiocultura em Mato Grosso - Palestrante: Suzinei Silva Oliveira / Embrapa Mato Grosso.
09h - Apresentações Institucionais sobre a atuação na Cadeia Produtiva da Mandiocultura: Avanços, entraves e perspectivas. ERstarão presentes representantes das instituições: Unemat, Sebrae, Conab, Seduc, Sema, Senai, Banco do Brasil, Secitec.
12h – Almoço
14h – Cadeia Produtiva da Mandiocultura – Palestrante: Dr. Fábio Isaías Felipe / Cepea-Esalq / USP
15h – Diretrizes Técnicas para a cultura da mandioca em Mato Grosso –
16h – Intervalo
16h15 – Diretrizes Técnicas para o processamento da mandioca no Mato Grosso. Palestrante: Lindeusi Lima / Empaer
17h – Boas Práticas de fabricação e potencialidades de processamento da Mandioca. Palestrante: Dra. Marney Pascoali Cereda / Universidade Católica Dom Bosco

17/09/10 - Sexta-feira

08h – Situação da Mandiocultura no Mato Grosso. Palestrante:  Antonimar Marinho – Coordenador da cadeia produtiva da Mandiocultura do MT Regional
09h – Tecnologias e conhecimentos indicados pela Embrapa para o Mato Grosso com Suzinei Silva Oliveira / Embrapa Mato Grosso.
10h- intervalo
10h15 – Levantamento de demandas e metodologia para diagnóstico da mandiocultura nos municípios da região para implantação de Unidades de referência técnica com Suzinei Seilva Oliveira / Embrapa de Mato Grosso.
12h – Almoço
13h – Visita técnica à fábrica de farinha da Cooperagricultor e ao experimento de variedades de mandioca.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/115666/visualizar/