Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 22 de Agosto de 2013 às 22:48
Por: Vinícius Tavares

    Imprimir


A Polícia Federal apreendeu entre janeiro e julho deste ano 19,5 toneladas de defensivos agrícolas contrabandeados. No acumulado de 2001 a 2013, o número de apreensões chega a 481,2 toneladas. Os dados são do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Agrícolas (Sindag). A maioria desses produtos é proveniente do Paraguai e Uruguai.


 
Segundo o Sindag, muitos produtores no País utilizam defensivos falsificados por serem mais baratos, correndo risco de causar sérios problemas à saúde do aplicador e não alcançar o esperado controle de pragas e doenças devido à baixa qualidade desses agroquímicos. Outro ponto destacado pelo Sindicato com o contrabando é a diminuição da arrecadação por parte do poder público.



Conforme dados do Sindag, em torno de 10% dos produtos utilizados no Brasil são contrabandeados e/ou falsificados. Nos seis primeiros meses de 2013, os estados que mais apreenderam produtos ilegais foram: Rio Grande do Sul (8.568 kg), Minas Gerais (4.446 kg), Mato Grosso (3.686 kg) e São Paulo (1.160 kg).


 
O Sindag alerta que a maioria dos produtos paraguaios comercializados no País vem da China e que somente os inseticidas são provenientes da Índia.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/11568/visualizar/