Pelo menos três crianças morreram e oito pessoas estão desaparecidas depois que o barco em que estavam virou nas águas do Lago de Sobradinho, na altura do povoado de Alto do Galvão, região de Pilão Arcado - a 780 km de Salvador (BA) -, na noite do último domingo. Outras sete pessoas que estavam na embarcação sobreviveram ao acidente. A maioria das vítimas pertence à mesma família.
Segundo o major da Polícia Militar Jaime de Almeida Malvar, as três crianças mortas foram identificadas como Íris Vitória Ferreira Lacerda, 1 ano e 8 meses, Ézio Carlos Teixeira Lacerda, 1 ano e 11 meses, e Pablo Ferreira Lacerda, 6 anos.
As equipes ainda buscam por sete crianças e um adolescente: Lidiane Ferreira Lacerda, 16 anos, Tarcílio Ferreira Lacerda, 6 anos, Cauã Ferreira Lacerda, 5 anos, Jackson Ferreira Falcão, 11 anos. A polícia não informou os nomes completos dos outros quatro desaparecidos: Jucicarlos, 11 anos, Raí, 6 anos, Matias, 5 anos, e Vinícius, 3 anos.
O trabalho de busca foi dificultado porque a ajuda mais próxima seria a das unidades do Corpo de Bombeiros das cidades de Juazeiro e Petrolina (PE), que ficam a uma distância de cerca de 280 km do local do acidente. Por este motivo, os moradores e a Polícia Civil trabalharam em conjunto nos primeiros instantes do acidente para tentar encontrar sobreviventes ou resgatar corpos.
Buscas
O pessoal do Departamento de Polícia Técnica de Juazeiro está a caminho do local do acidente no intuito de ajudar nas buscas usando lanchas e barcos de pescadores e com apoio de autoridades locais.
Segundo informações da Polícia Civil, as 11 pessoas embarcaram em um pequeno barco, conhecido como "rabeta", saindo de Alto do Galvão, localidade distante 18 km da sede de Pilão Arcado, com destino a uma das ilhas. O aumento da força dos ventos desta época do ano pode ter causado o naufrágio.
Segundo funcionários da Agência Fluvial de Juazeiro, ligada à Capitania dos Portos do São Francisco, um inquérito deverá ser instaurado para apurar as causas do acidente. O Lago de Sobradinho possui 400 km de extensão e 4.214 km² de área. Em alguns trechos, a largura chega a 25 km. Foi construído na década de 1970, com o represamento das águas do rio São Francisco.
Comentários