Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 13 de Setembro de 2010 às 08:44
Por: Rafael Costa

    Imprimir


Chico Galindo e Wilson Santos firmaram um acordo para que a equipe não fosse alterada até outubro, quando acontecem as e
Chico Galindo e Wilson Santos firmaram um acordo para que a equipe não fosse alterada até outubro, quando acontecem as e

Em fase de consolidação de sua autonomia à frente do Palácio Alencastro, o prefeito Chico Galindo (PTB) planeja alterações na composição do secretariado deixada pelo antecessor Wilson Santos (PSDB). Ao assumir a administração do município, Galindo firmou com Santos um acordo nos bastidores para evitar qualquer alteração no primeiro escalão até outubro deste ano. Assim, pretende começar 2011 com uma equipe reformulada e de sua indicação, o que possa lhe transmitir confiança nas futuras decisões.

No entanto, a reformulação tende a ser lenta, gradual e planejada. Uma das prioridades é concorrer a reeleição em 2012, porém, há consenso de que o planejamento passa em não gerar descontentamento na relação com os partidos da base aliada, o que poderia se estender aos vereadores.

O vereador Néviton Fagundes, que respondia recentemente pela Secretaria de Esportes e Lazer, deverá permanecer na Câmara Municipal de Cuiabá após retornar para garantir um voto a Júlio Pinheiro (PTB), que assume a presidência da Mesa Diretora a partir de janeiro de 2011.

Galindo tem simpatia pelo nome do presidente do diretório municipal do PRTB, Marcrean dos Santos, para ocupar o posto. Ele foi um dos responsáveis em levar a legenda para apoiar Wilson Santos e o atual prefeito, após o diretório estadual ensaiar uma aproximação para apoiar a candidatura de Mauro Mendes (PSB) ao Palácio Paiaguás. Além disso, é líder comunitário do bairro Pedregal exercendo forte influência nos moradores e sua postura política se diferencia do suplente Edemir Xavier, que preferiu se aliar ao vereador Adevair Cabral (PDT) na eleição da Mesa Diretora preterindo Júlio Pinheiro, o que atentou contra os interesses da cúpula do Palácio Alencastro.

Na infraestrutura, Euclides Santos deixa o cargo em breve após enfrentar forte desgaste pela dificuldade de viabilizar obras em Cuiabá, em especial a operação Tapa Buraco que não conseguiu ter andamento. Ex-prefeito de Poconé e filiado ao PSDB, Euclides tem a pretensão de concorrer novamente ao Executivo diante da possibilidade de uma eleição suplementar no município.

Na Secretaria de Assistência Social, Jader Moraes, indicação do atual presidente do Legislativo, Deucimar Silva (PP) na gestão de Wilson Santos também está de saída. O nome mais cotado para substitui-lo é Silvio Fidélis, que filiado ao PTB é considerado homem de confiança de Galindo. Enquanto a família do prefeito respondia pela administração da Universidade de Cuiabá (Unic), Fidélis ocupava cargos de confiança, presidindo por vários anos a Fundação Altamiro Galindo, que oferecia cursos profissionalizantes gratuitos as pessoas de baixa renda.

A presidência do IPDU (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Urbano de Cuiabá), ocupado até o início desta semana pela ex-primeira dama, Adriana Bussiki, permanece até o momento sem opções. Um dos secretários que deverão permanecer na equipe é Arquimedes Pereira Lima, que tem fortes chances de continuar respondendo pela pasta de Meio Ambiente. O mesmo ocorre com o secretário de Educação, Permínio Pinto, o procurador geral do município, Fernando Biral e Lamartine Godoy na Secretaria de Planejamento.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/115730/visualizar/