Repórter News - reporternews.com.br
MT Eleições 2014
Sábado - 11 de Setembro de 2010 às 08:21
Por: Marcos Lemos

    Imprimir


Várzea Grande, segundo maior colégio eleitoral de Mato Grosso com 168 mil 258 pessoas aptas a votar, repete a tendência de Cuiabá e consolida a vantagem do governador e candidato a reeleição, Silval Barbosa (PMDB) com 48% da preferência contra 36% obtidos há mais de duas semanas na primeira rodada de pesquisa Gazeta Dados, o que representa um crescimento de 12%. Pelos resultados, Silval se elegeria no 1º turno em Várzea Grande. Nesta amostra estimulada foram ouvidos 400 eleitores da zona urbana e rural do município nos dias 3, 4 e 5 de setembro e nela o governador do Estado impõe uma frente de 30 pontos percentuais sobre o candidato e segundo colocado, Mauro Mendes (PSB).

Diferente dos demais nomes, apenas Silval Barbosa (PMDB) cresceu nas intenções de votos dos eleitores de Várzea Grande. Mauro Mendes aparece com 18% das intenções de votos, ou seja, 4% a menos do que na primeira pesquisa que foi a campo nos dias 14, 15 e 16 de agosto em que aparecia com 22% das intenções.

O terceiro colocado, Wilson Santos (PSDB) também apresentou queda em relação as duas pesquisas estimuladas, aquela onde é oferecido ao eleitor uma lista dos candidatos concorrentes. Wilson tinha em agosto o apoio de 21% dos entrevistados na cidade, agora aparece com 14%, uma queda de 7%. O candidato tucano impressiona, porque dois anos antes, em 2008 conseguiu se reeleger prefeito de Cuiabá, cargo ao qual renunciou em março deste ano para concorrer ao governo do Estado e agora demonstra uma participação pífia, sem expressividade, até o momento, na disputa eleitoral.

Marcos Magno, candidato do PSOL se mantém completamente neutro na disputa e repete em Várzea Grande o mesmo quadro de Cuiabá ou seja, aparece com 1% das intenções de votos o mesmo percentual da sondagem de agosto.

No segundo maior colégio eleitoral de Mato Grosso, os indecisos que somavam 22% em agosto, agora representam apenas 5%, enquanto aqueles que declararam não votar em nenhum candidato, branco ou nulo, saíram de 3% em agosto para 14% em setembro.

Espontânea - Na pesquisa espontânea quanto o eleitor entrevistado cita o nome do candidato para a qual votará sem ter acesso à lista de candidatos, Silval Barbosa (PMDB) tem um crescimento percentual real e idêntico em 12%, ou seja, saiu de 25% das intenções em agosto para 37%, consolidação na preferência dos eleitores varzea-grandenses.

Mauro Mendes (PSB), que já era o segundo colocado na pesquisa de agosto, repetiu o mesmo percentual, demonstrando até aqui que seu potencial de voto estaria esgotado em 12%. Já Wilson Santos (PSDB) caiu também na espontânea, saindo de 10% para 9% o que pode representar uma oscilação na margem de erro da pesquisa que é 4% a mais ou a menos. Nesta modalidade de questionamento, o candidato do PSOL, Marcos Magno não pontuou.

Quando se avalia os indecisos ou que não votam em nenhum candidato, branco ou nulo há uma inversão em relação aos números da pesquisa estimulada, ou seja, na espontânea, o índice de indecisão subiu de 34% em agosto para 36% em setembro e aqueles que disseram não votar em ninguém, branco ou nulo saíram de 19% para somente 6%.

Segundo turno - O Gazeta Dados ouviu também a opinião de 400 eleitores varzea-grandenses em 42 bairros de quatro regiões distribuídas entre Cristo Rei (33% das entrevistas); Glória (24%); Central (29%) e Água Vermelha (21%) e novamente Silval Barbosa (PMDB) lidera a corrida sucessória de forma folgada com ampla maioria, no caso de segundo turno.

Contra Mauro Mendes (PSB) o governador do Estado impõe uma frente de 52% da preferência de votos contra 21% oferecidos ao candidato socialista num eventual segundo turno, que só acontecerá se nenhum candidato atingir a 50% mais 1 voto entre aqueles considerados válidos.

Nesta disputa os indecisos somaram 6% contra 14% da Gazeta Dados de agosto e aqueles que responderam não votar em nenhum candidato, branco ou nulo somaram 21%, ou seja, cresceram de 8% em agosto para 21% em setembro.

Já na disputa direta contra Wilson Santos (PSDB) a vantagem de Silval Barbosa (PMDB) é ainda maior, aparecendo com 57% contra 49% obtidos em agosto. No eventual segundo turno medido pelo Instituto Gazeta Dados o tucano aparece com uma queda vertiginosa saindo 32% em agosto caindo para 18% agora em setembro. Dezenove por cento se mostraram indecisos enquanto 6% disseram não votar em nenhum candidato, branco ou nulo.

Por fim na última simulação de 2º turno entre Wilson Santos (PSDB) e Mauro Mendes (PSB), o socialista leva vantagem com 35% contra 20% ofertados ao tucano. Neste cruzamento de dados da pesquisa, se presencia a queda de ambos os candidatos, ou seja, Mauro tinha 46% em agosto e agora aparece com 35% e Wilson tinha 35% na pesquisa anterior e agora aparece com 20%.

Rejeição - Repetindo a situação de Cuiabá, o candidato Wilson Santos (PSDB) é o mais rejeitado, mesmo sendo Várzea Grande reduto eleitoral de seu principal avalista o senador democrata Jaime Campos que, além de governador, foi prefeito da cidade por três mandatos. Wilson foi citado negativamente por 24% dos entrevistados, seguido de perto por Marcos Magno (PSOL) com 17%, mas por ser desconhecido da população. Já Mauro Mendes e Silval Barbosa empatam em 5% de rejeição. Os indecisos somaram 42% e nenhum, branco ou nulo somaram 8%.

A pesquisa Gazeta Dados foi registrada junto a Justiça Eleitoral sob o número 31.973/2010 (TRE/MT), e utilizou como técnica de pesquisa a "Survey" que é aplicação de questionário estruturado e padronizado a uma amostra representativa do público pesquisado através de quotas proporcionais às características sócio-econômicas em quatro regiões da cidade levando-se em consideração ainda quesitos como sexo, idade, escolaridade e renda familiar.

O vencedor - Dentro do princípio de bem informar o leitor de A Gazeta e o eleitor, o instituto perguntou aos entrevistados quem vai ganhar as eleições, sendo que neste item o governador e candidato a reeleição aparece com 62% das intenções de votos, seguido de Wilson Santos (PSDB) com 8% e Mauro Mendes com 7%. Marcos Magno pontuou 1% e os indecisos somaram 20% e aqueles que declararam nenhum, branco ou nulo, 2%.

Indagados sobre a convicção do voto, 56% do eleitorado varzea-grandense disseram que não mudam. Já 17% disseram que podem alterar e 4% podem mudar com certeza. Nesta pergunta os indecisos somaram 23%.

Campanha eletrônica - Quanto a avaliação do programa eleitoral, 60% disseram ter assistido ao horário eleitoral e 40% não. Dentre aqueles que assistiram 55% consideraram Silval como o melhor candidato, seguido do socialista Mauro Mendes com 19% e Wilson Santos (PSDB) com 15%. Indagados sobre quem tem a melhor proposta de governo, Silval aparece com 54%, Mauro Mendes com 19% e Wilson Santos com 14%. Marcos Magno figura com 1%, e 10% se demonstraram indecisos e 2% responderam que nenhum.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/115909/visualizar/