Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 11 de Setembro de 2010 às 08:11
Por: Romilson Dourado

    Imprimir


O ex-vereador Dito Loro, que comanda a Agência de Habitação, Regularização Fundiária e Desenvolvimento Urbano de Várzea Grande, montou estratégia maquiavélica com um grupo do primeiro escalão para instigar a briga política entre o prefeito Murilo Domingos e o vice Tião da Zaeli, que responde também pela pasta de Infraestrutura. Acendendo uma vela a Deus e outra ao Diabo, Dito quer, no fundo, se tornar uma terceira via e viabilizar sua candidatura a prefeito em 2012.

Devido a fofocas e leva-e-traz nos bastidores, o clima de racha entre o prefeito e o vice já chegou numa situação insustentável. Murilo e Tião evitam até se encontrar, mesmo ambos estando à frente da administração do segundo maior município mato-grossense. Uma das armadilha ocorreu esta semana. Um assessor chegou em Murilo e comentou que Miriam Aparecido Hazama Gonçalves, secretária de Promoção Social e esposa de Tião, declarou que não reconhecia a autoridade do prefeito. Foi o bastante para Murilo ficar chateado. Um outro correu no vice e comentou que Murilo o chamou de traíra.

Os secretários têm um trabalho pífio. Nem todos cumprem expediente. Os que demonstram maior empenho, como Ester Scheffer (Planejamento) e Marcos José da Silva (Administração), que já conclui uma proposta de reforma administrativa, prevendo várias mudanças, inclusive enxugamento rigoroso da máquina, vivem sob crítica e enfrentam movimento de "fritura". Marcos é indicação de Tião. A folha apresenta várias distorçoes e até fantasmas. Há esposas de vereadores que ganham pela prefeitura e não comparecem ao trabalho.

No meio de toda confusão e bagunça, entra Dito Loro, tido como todo poderoso do governo Murilo, que assumiu a prefeitura em janeiro de 2005 e se reelegeu em 2008. Seu mandato vai até dezembro de 2011. Loro se mostra bem articulado e humilde, mas, com jeito matreiro, sabe "jogar politicamente". Volta-e-meia surge como o pacificador das brigas entre o prefeito e vice de problemáticas criadas por ele próprio.

Alguns vereadores passaram a defender, inclusive em discurso na Câmara, que Dito Loro seja candidato do grupo de Murilo a prefeito. O secretário hoje está sem partido. Já militou no PDT e no PSDB. Sob Murilo, foi presidente do Departamento de Água e Esgoto, secretário de Comunicação e responde hoje por uma pasta que agrega três setores (Habitação, Regularização Fundiária e Urbanismo).

Para seu projeto ganhar respaldo do Palácio Paiaguás, Dito Loro se juntou ao ex-vice-prefeito de Murilo na primeira gestão, ex-deputado Nico Baracat (PMDB), hoje chefe de Gabinete do governador Silval Barbosa. Irmão do prefeito, Toninho Domingos, por sua vez, se reaproximou do senador Jayme Campos (DEM), até então adversário ferrenho, mas que conta com vários apadrinhados em cargos de confiança. Assim, os grupos se dividem em três, visando as próximas eleições: o bloco articulado por Dito Loro, o de Murilo e o de Tião da Zaeli.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/115911/visualizar/