Concessionárias de veículos reclamam da redução do lucro com promoções
A margem de lucro das concessionárias de veículos "está caminhando para zero", segundo Sergio Reze, presidente da Fenabrave, federação que representa o setor.
Em palestra no congresso da entidade nesta sexta-feira, o executivo chamou a atenção para os perigos da "competição desenfreada, com diuturnas promoções para ultrapassar o concorrente".
De acordo com Reze, o percentual "normal" para a margem de lucro que vem caindo é de 7% nos carros 1.0 e 11% nos veículos até 2.0.
"Uma exacerbação de promoções tende a gerar distorções de mercado", completou. Segundo ele, os consumidores não acreditam mais em propagandas do tipo "essa é a última oportunidade para comprar seu carro com desconto", já que, na semana seguinte, haverá outra campanha promocional.
Questionado se as concessionárias não deveriam se unir para ganhar força na negociação com as montadoras sobre o desconto que será oferecido aos consumidores, ele respondeu que "uma quer uma coisa, uma quer outra". "Procuramos discutir esse modelo hoje", disse, referindo-se ao discurso feito a uma plateia lotada de representantes de concessionárias.
A venda de veículos, que engloba automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, continua a bater recordes no país, mesmo após o fim da redução de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), que vigorou até abril.
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