Repórter News - reporternews.com.br
Curso de História da Arte chega em Cuiabá pelo programa Rumos
O programa Rumos Itaú Cultural está em Cuiabá trazendo o Curso de História da Arte por meio da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC). São três dias de aula, das 8h30 às 17h, onde os 50 alunos farão um passeio pelos principais movimentos artísticos, da contemporaneidade ao modernismo, entre dias 21 e 23 de agosto, no Pavilhão das Artes, da SEC.
Junto com o curso, o Itaú Cultural presenteou a SEC com um acervo de livros sobre artes plásticas que ficará disponível na Biblioteca Estadual Estevão de Mendonça.
Conforme afirmou a secretária de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC), Janete Gomes Riva, “espero que este seja o início de uma parceria com o Instituto Itaú Cultural, porque sabemos da excelência de seus projetos e ações e dar continuidade a essa parceria significa, além de participarmos do eixo cultural nacional, trazer para artistas e produtores culturais mais informação e conhecimento”.
O público alvo compreende os artistas de todas as áreas (plástica, visual, design, teatro, cinema outras), estudantes e professores de cursos de Arte, Arquitetura, Letras entre outros, bem como profissionais, produtores e jornalistas da área da arte e cultura e demais interessados nos temas de todo o Estado de Mato Grosso.
A atividade está sendo ministrada por professores doutores e faz parte do programa Rumos Itaú Cultural Artes Visuais 2011/2013, que está percorrendo nove cidades das regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste do país, promovendo cursos com especialistas da área. O programa tem por objetivo incentivar artistas emergentes.
O Programa Rumos Itaú Cultural começou em 2011, com um edital onde foram contemplados 45 artistas, e com o mapeamento das artes visuais pelo Brasil. E agora o programa se encerra com o Curso de História da Arte.
Ministrantes
Marcos Moraes
Doutor em Arquitetura e Urbanismo, pela FAU-USP (2009). Tem especializações em Arte-Educação-Museus,pela ECA USP; Museologia, pela Escola de Sociologia e Política e Administração da Cultura pela FGV/SP. Desde 2000,é coordenador dos cursos de Artes Visuais e Produção Cultural, e do Programa de residência artística da FAAP, na Cité de Arts da FAAP, desde 2005 coordena a Residência Artística FAAP. Ministara o curso de Percepção Visual na SP Escola de Teatro. Membro do ICMO Brasil e da AAC Alliance of Artists Communities, atua como curador independente.
Paula Braga
Professora de Filosofia no Centro de Ciências Naturais e Humanas da Universidade Federal do ABC (UFABC). É pós-doutora pelo Instituto de Artes da UNICAMP, doutora em Filosofia pela USP e mestre em História da Arte pela University of Illinois at Urbana-Champaign, EUA. Organizou o livro “Fios Soltos: a arte de Hélio Oiticica” (Ed Perspectiva, 2008) e é autora de "Hélio Oiticica, Singularidade, Multiplicidade" (Ed Perspectiva, 2013). Publica artigos em revistas sobre arte contemporânea: Bravo!, Santa, Arte al Dia International e catálogos de exposições de arte contemporânea.
Pedro França
Artista, curador e professor. Mestre em História pelo programa de História Social da Cultura da PUC-Rio (2010). Professor de História da Arte da Escola de Artes Visuais (RJ), no MAM – SP e no Instituto Tomie Othake. Foi professor do Instituto de Artes da UERJ em 2009. Em 2010, foi curador da programação dos Terreiros da 29a Bienal de São Paulo e, em 2011, da mostra Cavalos de Tróia (junto com Fernando Cocchiarale) no InstitutoItaú Cultural (SP). Tem participado da edição de catálogos para mostras de cinema, entre os quais Straub-Huillet (CCBB, 2012) e Alexander Sokurov (CCBB, 2013). Como artista, tem atuado e exposto em mostras individuais e coletivas desde 2011, e integrante da Cia Teatral Ueinzz.
Fonte:
O Documento
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/11596/visualizar/
Comentários