Dormir pouco aumenta risco de obesidade na infância, diz pesquisa
Crianças abaixo dos 5 anos que dormem menos de dez horas por noite têm quase o dobro de chances de desenvolver sobrepeso ou obesidade ainda na infância, segundo um novo estudo. E cochilos durante o dia não contam.
A pesquisa, publicada na última segunda-feira em "Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine", analisou dados de uma amostra nacionalmente representativa de 1.930 crianças com menos de 14 anos.
Os dados incluíam diários detalhados de dois dias aleatórios, onde os pais registravam a quantidade de tempo que a criança gastava em diversas atividades, entre elas o sono.
O estudo complementa um corpo de evidências já existente, que sugere que o sono desempenha um importante papel no controle do peso --talvez porque crianças cansadas não sejam tão ativas, ou porque o sono afete hormônios que influenciam o apetite e a fome, afirmou a principal autora do artigo, Janice F. Bell, professora-assistente na Escola de Saúde Pública da Universidade de Washington, em Seattle.
"O que estamos dizendo é que um sono adequado entre 0 e 5 anos é provavelmente mais importante do que pensávamos", disse Bell, acrescentando que a boa notícia é que "isso é um fator de risco modificável - algo que podemos mudar".
Comentários