Sem vencer no Campeonato Brasileiro desde o dia 4 de junho, antes da Copa do Mundo, o Goiás encerrou, nesta quarta-feira, um jejum de doze partidas sem vitórias no torneio, ao bater o Guarani por 3 a 1, no Estádio Serra Dourada, para um público de apenas 2.019 pagantes.
Foi também o primeiro triunfo sob o comando do técnico Jorginho, que colecionava derrotas nas duas partidas desde a sua estreia, incluindo uma goleada por 5 a 1, contra o Corinthians, na última rodada.
O resultado, obtido com dois gols de Felipe e um de Rafael Moura, não tira o clube esmeraldino da lanterna. Com 16 pontos, os goianos perdem nos critérios de desempate para o Grêmio Prudente. Já o time campineiro ocupa provisoriamente o nono lugar, com 26 pontos.
Na próxima rodada, os dois times jogam no domingo, dia 12 de setembro, às 18h30 (horário de Brasília). Como mandante, o Guarani enfrenta o Atlético-PR, enquanto o Goiás mede forças com o Inter, fora de casa.
O jogo
O Goiás dominou a partida desde o início, mantendo uma maior posse de bola e se fazendo mais presente no ataque. O Guarani, apesar de ser um time leve e rápido, não conseguia encaixar contra-ataques.
Aos 20min, Romerito fez ótimo passe e tocou para Felipe, livre, invadir a área e chutar rasteiro no canto direito de Emerson, para abrir o placar e marcar seu primeiro gol no campeonato.
O Guarani tentou responder com uma falta de Baiano, aos 29min, e um chute de fora da área de Apodi, no minuto seguinte. Mas era amplo o domínio dos mandantes, que ainda aumentaram a vantagem antes do intervalo.
Aos 40min, Wendel invadiu a área pela direita e foi puxado por Márcio Careca. O árbitro marcou pênalti. Na cobrança, o goleiro Emerson acertou o canto, mas não alcançou o chute de Rafael Moura, que abriu 2 a 0.
Sentindo seu time muito acuado, Vagner Mancini promoveu duas mudanças no Guarani para o segundo tempo: Márcio Careca e Ricardo Xavier deixaram o gramado, dando lugar para Diogo e Da Silva. No Goiás, Carlos Alberto entrou no lugar de Wendel.
Os paulistas mostraram evolução e passaram a chegar mais ao ataque, porém com pouca qualidade. Com liberdade para contra-atacar, foi o Goiás que marcou, novamente de pênalti. Aos 21min, Fabão cortou com a mão um chute de Felipe. Na cobrança, o próprio atacante marcou pela segunda vez na partida.
Aos 27min, os goianos chegaram perto de fazer o quarto. Após boa tabela, Wellington Saci chutou forte da intermediária e Emerson espalmou para escanteio.
Já aos 36min, o Guarani marcou seu gol de honra, com Mário Lúcio, que recebeu passe na grande área, chutou cruzado no canto esquerdo de Harlei e selou o placar final do jogo.
FICHA TÉCNICA Felipe, aos 20min do primeiro tempo e aos 23min do segundo tempo, e Rafael Moura, aos 42min do primeiro tempo.
Guarani: Mário Lúcio, aos 36 minutos do segundo tempo.
Goiás 3x1 Guarani
Gols
Goiás:
Esquema Tático do Goiás
3-5-2
Harlei; Valmir Lucas, Ernando e Marcão (Augusto); Wendel Santos (Carlos Alberto), Romerito, Wellington Monteiro, Bernardo (Wellington Saci) e Júnior; Felipe e Rafael Moura.
Técnico: Jorginho
Esquema Tático do Guarani
4-4-2
Emerson; Apodi, Fabão, Aílson e Márcio Careca (Da Silva); Renan, Paulo Roberto, Baiano e Geovane (Mário Lúcio); Mazola e Ricardo Xavier (Diogo)
Técnico: Vagner Mancini
Cartões amarelos
Goiás: Júnior, Rafael Moura, Marcão e Ernando
Guarani: Ricardo Xavier, Márcio Careca, Apodi e Fabão
Árbitro
Wilton Pereira Sampaio (DF)
Local
Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Público: 2.019 pagantes
Renda: R$ 22.312,50
Comentários