Prefeitura decreta estado de calamidade e suspende aulas
A prefeitura de União do Sul (130 km de Sinop) decretou, hoje, estado de calamidade pública devido às queimadas em áreas de florestas e pastagens, há alguns dias, no município. A informação foi confirmada pelo prefeito Ildes Ribeiro de Medeiros. "Há muita fumaça no município. Hoje decretamos estado de calamidade e suspendemos as aulas até sexta-feira", destacou, ao Só Notícias.
De acordo com o prefeito, a fumaça tem causado muitos problemas respiratórios. "Há bastante gente nos postos de saúde. Alguns foram encaminhados a Sorriso (hospital regional que atende em sistema de consórcio)", acrescentou. Os focos, segundo Ildes, estão sendo controlados. Uma equipe da defesa civil, composta por cerca de oito pessoas, continua o trabalho na região, equipados com avião e viaturas. Contando com membros da prefeitura e proprietários de terrenos, estima-se que aproximadamente 70 pessoas estejam no combate dos incêndios.
Pelo menos 25 mil hectares já foram destruídos. Neste domingo, de acordo com o prefeito, mais três focos foram registrados mas conseguiram ser controlados. "Ontem deu três focos sem ninguém atear fogo. Foram em lugares distintos, não tinha focos nem nada nas proximidades e conseguimos controlar. Um foi no assentamento Jaguaride, outro numa serraria e outro foi em um silo, mas foram controlados", destacou.
A equipe da Defesa Civil deve manter os trabalhos no município. A expectativa do prefeito é que permaneçam até iniciar as primeiras chuvas.
Comentários