Professores avaliam a organização curricular da educação básica
“(Re)Organização curricular na perspectiva da qualidade socialmente referenciada da educação básica”. Este foi o tema do painel realizado, nesta tarde (03/09), no XIV Congresso Estadual de Educação do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT). O assunto foi apresentado pelas professoras doutoras em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Jorcelina Elizabeth Fernandes e Ozerina Victor de Oliveira, e pela superintendente de Educação Básica da Secretaria Estadual de Educação (Seduc/MT), Aidê Fátima de Campos.
A professora Jorcelina Fernandes discutiu as questões políticas que envolvem a definição de uma postura da organização curricular. “Minha proposta é discutir a definição de currículo nas perspectivas macro do sistema e no contexto da prática escolar”, ressaltou.
Segundo ela, o enfoque atualmente está muito na questão técnica e metodológica, destacando o currículo apenas nos aspectos por competência, interdisciplinaridade ou disciplina. “Eu toco no ponto que está por traz, que são questões políticas sobre a perspectiva do Estado em várias instâncias. Temos que verificar como as demandas políticas assumem a postura e a definição desse currículo”, frisou.
Jorcelina Fernandes esclareceu que o currículo não pode ser definido apenas em questão macro, em termos políticos, mas que a política curricular ocorre também, e principalmente, no contexto da escola. “A escola também traz suas definições políticas sobre currículo, especialmente, no papel dos agentes educativos escolares, particularmente os professores”, sublinhou.
A doutora garantiu que a ideia não é procurar e identificar os culpados pelas falhas, mas dar tratamento político-teórico nessas definições.
A superintendente de Educação Básica da Seduc/MT fez um resgate das políticas educacionais de Mato Grosso nos anos 90 e deu ênfase ao processo da organização curricular. “A contribuição dos profissionais da Educação para a elaboração do documento que norteia o currículo foi muito interessante. Em todo o Estado houve o envolvimento dos educadores. Agora, estamos preparando a publicação que deve ser lançada ainda este ano”, informou Aidê Campos.
Terceiro Dia – Neste sábado (04/09), o XIV Congresso Estadual de Educação do Sintep/MT será realizado às 10 horas, um painel sobre “Os desafios da formação e valorização profissional na perspectiva da qualidade da aprendizagem”. As palestrantes serão a secretária de Educação de Mato Grosso, Rosa Neide Sandes de Almeida, e a representante da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior em Mato Grosso (Capes), professora Helena Costa Lopes de Freitas.
No período da tarde, a partir das 13h30, estão programadas cinco mesas que discutirão temas, como: currículo e avaliação na educação básica e suas modalidades, redes municipais, funcionários de escola, trabalho decente e educação em direitos humanos.
Das 17 às 18 horas, haverá exposição das propostas dos candidatos ao Governo de Mato Grosso. O XIV Congresso Estadual de Educação do Sintep/MT, que termina no domingo (05/09), está sendo realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá (MT).
Comentários