Repórter News - reporternews.com.br
MT Eleições 2014
Sábado - 04 de Setembro de 2010 às 07:50
Por: Jean Campos

    Imprimir


O ex-prefeito da Capital, Wilson Santos (PSDB), foi o único candidato a governador de Mato Grosso que participou ontem de um ato para a assinatura da “Carta 18 Compromissos da Criança e Adolescente”, no auditório da Fiemt, em Cuiabá. “Vim aqui renovar meu compromisso com as crianças e adolescentes. Em 2005, quando fui candidato a prefeito de Cuiabá pela primeira vez, assinei um documento similar com a Abrinc, uma entidade nacional. Acabei ganhando o prêmio de prefeito amigo da criança pelo trabalho desenvolvido na Capital”, disse Wilson Santos.

De acordo com a organização do Fórum de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (DCA-MT), os candidatos Silval Barbosa (PMDB) e Mauro Mendes (PSB) haviam confirmado presença no evento, contudo, não compareceram.

Apesar da ausência dos candidatos, o representante da entidade, Natalício Menezes, afirmou que o Fórum está de portas abertas para encaminhar as propostas aos possíveis gestores públicos. “O objetivo é mostrar que é possível colocar em prática políticas públicas que contribuam para a construção de um Estado melhor, mais justo e solidário”, disse Natalício.

Ele complementa que a intenção é garantir prioridade absoluta para meninos e meninas a partir de políticas públicas que fortaleçam a Educação Infantil, o Ensino Médio, a atenção integral à saúde e o combate à violência doméstica e permitam a convivência familiar e comunitária. Para tanto, a entidade cobra do próximo governador que essas políticas sejam incorporadas ao Plano Plurianual (PPA), à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e à Lei Orçamentária Anual (LOA).

Para o candidato Wilson Santos, o assunto deve ser amplamente debatido. “Temos condições de garantir orçamento para políticas públicas voltadas aos jovens. Um exemplo está em Cuiabá, onde demos prioridade à educação e aos projetos sociais. O resultado foram bons índices de avaliação e o reconhecimento nacional da educação inclusiva”, avaliou o candidato.

Wilson voltou a falar que vem intensificando sua campanha com a finalidade de se manter na segunda colocação da disputa ao governo, além de garantir um segundo turno. O tucano ainda não confirmou a agenda do candidato à Presidência, José Serra (PSDB), que deve estar em Mato Grosso entre os dias 7 a 15 de setembro. A vinda do presidenciável é uma aposta no ninho tucano, que pretende alavancar a candidatura de Wilson com José Serra em seu palanque.

Lideranças de cerca de 100 entidades que integram o Fórum DCA participaram do ciclo de palestras e discussões sobre o tema. Tais participantes são de entidades filantrópicas de promoção, defesa dos direitos das crianças e do adolescente, representativas de categorias profissionais, movimentos populares, redes organizadas por setores e de pessoas físicas comprometidas com a causa. Wilson Santos discursou no evento e partiu para um ato político em Santo Antônio de Leverger.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/116486/visualizar/