Revista do blogueiro mais lido do mundo encara a censura chinesa
A revista literária "Coro de Solistas", editada pelo escritor Han Han (considerado o blogueiro mais lido do mundo), teve que interromper indefinidamente sua publicação devido à falta de uma permissão das autoridades chinesas, informou hoje ele mesmo em seu blog.
Estava previsto que nos primeiros dias de setembro fosse lançado o segundo exemplar da revista, depois de o primeiro ter sido um grande sucesso --um milhão de exemplares vendidos nas duas primeiras semanas nas bancas.
Segundo o jornal oficial "China Daily", a publicação não conta com um número de série, o que impede que saia a circulação como uma revista comum.
O primeiro número foi editado, por assim dizer, como um livro, graças à ajuda de uma editora. Por isso, não necessitava desse número de série, mas, aparentemente, essa empresa decidiu se retirar do projeto de Han Han.
Segundo comentou o blogueiro, essa e outras editoras temem "pressões" se o apoiar, tendo em vista seu conhecido estilo mordaz e crítico com o Governo.
Já em janeiro deste ano a publicação teve que adiar o lançamento do primeiro número, devido a problemas com as autoridades censoras chinesas.
Han Han, de 27 anos, divide seu trabalho de escritor com o de corredor de ralis e é considerado pela crítica como o "enfant terrible" da literatura chinesa.
Quando era adolescente, abandonou os estudos secundários e rapidamente se tornou um dos romancistas que mais obras vendem na China, até alcançar a fama com um blog que contém críticas contra os males da sociedade chinesa.
Comentários