Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 03 de Setembro de 2010 às 10:47
Por: Carolina Barufatti

    Imprimir


Como acontece todos os anos, a Escola Sonho Meu – Apae de Sapezal promove, no mês de agosto, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, antes conhecida como Semana do Excepcional, que tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para as potencialidades que podem ser desenvolvidas pela pessoa com deficiência intelectual.

Segundo o informativo da Apae, do mês de agosto, o termo “excepcional” foi recomendado para substituição ainda na década de 70, no relatório Warnock (importante estudo realizado no Reino Unido), no entanto, conforme o site da Apae Brasil, em 2009 chegou o momento de repensar o próprio nome da Semana, e em fevereiro do mesmo ano, uma enquete no site perguntava: “Você concorda com a mudança do nome Semana Nacional do Excepcional para Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual?”. Dos 1.915 votos, 56,65% optaram pela substituição.

Durante a Semana realizada em Sapezal, de 21 a 28 de agosto, foram programadas diversas atividades e ações de mobilização, em parceria com a Prefeitura Municipal de Sapezal, como palestras, apresentações culturais, e muitas outras atrações.

“A Escola de Educação Especial Sonho Meu atende alunos dos 3 aos 25 anos de idade com deficiência intelectual e múltipla, nas áreas de educação infantil de 4 a 5 anos e 11 meses. Na educação fundamental, de 6 a 14 anos e 11 meses e Educação de jovens e adultos: de 15 a 25 anos”, conta a diretora da escola, Valderes Delmondes do Nascimento.

De acordo com a diretora, a Semana representa um momento de integração entre pais, alunos e cidadãos em geral “a escola oferece diversas atividades, muitas vezes desconhecidas da população e esta é uma boa oportunidade de apresentá-las”, afirma.

Na quarta-feira, 25 de agosto, a Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu palestras no Centro Multidisciplinar Tereza Jarczeski, com a presença de palestrantes especialistas no assunto, como o Presidente da Federação Matogrossense de Desportos para Cegos, Marcino Benedito de Oliveira.

Para ele a deficiência pode ser um obstáculo, porém nunca um empecilho. “Uma pessoa com deficiência nunca pode ser considerada inválida, pois tem inúmeras capacidades”, enfatiza Oliveira.
Além da Secretaria de Assistência Social, a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte e Secretaria de Saúde, também abordaram diversos temas durante a semana. “A Apae necessita de parcerias, e com certeza, aqui em Sapezal, isso acontece”, finaliza Valderes. 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/116586/visualizar/