Repórter News - reporternews.com.br
MT Eleições 2014
Sexta - 03 de Setembro de 2010 às 08:51

    Imprimir


A primeira rodada de pesquisa do Instituto Gazeta Dados em Sinop (a 500 km de Cuiabá) aponta como líder das intenções de voto no município o governador Silval Barbosa (PMDB), que disputa a reeleição. Ele aparece na modalidade estimulada com 46% de preferência do eleitorado e impõe vantagem de 21 pontos percentuais sobre o segundo concorrente, ex-prefeito Wilson Santos (PSDB), que tem 25%. O empresário Mauro Mendes (PSB) aparece com 10% e Marcos Magno (PSOL) não pontuou.

A pesquisa na modalidade estimulada é feita a partir da apresentação dos nomes dos candidatos aos eleitores entrevistados. Nesse caso, os indecisos que não souberam ou não responderam somam 11%. Os que disseram votar branco ou nulo representam 8% dos 400 eleitores consultados pelo Instituto Gazeta Dados entre o último sábado (28) e segunda-feira (30). A margem de erro é de 4% para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 32.152/2010.

A pouco mais de 30 dias da eleição de 3 de outubro, o resultado de Sinop reflete a liderança demonstrada por Silval nas pesquisas realizadas no Estado inteiro e isoladamente nos maiores colégios eleitorais de Mato Grosso, como Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis. Os dados são significativos porque Sinop é a base eleitoral do deputado estadual de quarto mandato Dilceu Dal Bosco (DEM), candidato a vice-governador na chapa de Wilson.

Em relação ao número de eleitores indecisos, que tem chamado atenção no Estado, o percentual (11%) é um dos menores entre as maiores cidades de Mato Grosso em que já foi realizada pesquisa Gazeta Dados até o momento. Em Rondonópolis, por exemplo, foi de 17%.

Sinop conta com 75.698 eleitores. Tradicionalmente, tem sido um reduto tucano nos últimos anos, já que foi administrada pelo ex-prefeito Nilson Leitão (PSDB) por dois mandatos (2001/2008). Há dois anos, a cidade tem como prefeito Juarez Costa (PMDB), que apoia a reeleição de Silval.

Na pesquisa de modalidade espontânea, em que não são apresentados os nomes dos candidatos, Silval também lidera a preferência do eleitorado com 25%. O ex-prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, tem 15%, seguido pelo empresário Mauro Mendes, com 6%, e Marcos Magno, que mais uma vez não pontuou. Os indecisos, nesse caso, somam 50%.

Segundo turno

O Instituto Gazeta Dados também fez simulações de segundo turno. Nesse caso, os números mostram que Silval vence todos os adversários ao disputar a preferência dos eleitores de forma polarizada. No confronto direto com Wilson, ele obteve 51%, enquanto o ex-prefeito ficou com 30%, diferença de 20%. Os eleitores indecisos representam 16%, enquanto os que ficaram com a opção nenhum/branco/nulo somam 3%.

Silval vence o confronto com Mauro Mendes com diferença de 38%. Enquanto o governador e candidato à reeleição obteve 55% de preferência, o empresário ficou com 17%. Os indecisos somam 24%, enquanto os que declararam votar nenhum/branco/nulo representam 4%.

De olho em uma vaga no segundo turno, Wilson e Mauro mostram o confronto mais acirrado. Mesmo assim, o ex-prefeito bate o empresário. Ex-deputado estadual e ex-deputado federal, Wilson aparece com 34% das intenções de voto na cidade, enquanto Mauro, que disputou apenas uma eleição (a Prefeitura de Cuiabá em 2008) ficou com 24%. Os eleitores indecisos somam 30%. Já os que ficaram com a opção nenhum/branco/nulo representam 12%.

Rejeição

O candidato do PSOL, Marcos Magno, é o mais rejeitado pelos eleitores de Sinop. Apesar de nunca ter disputado uma eleição, 23% dos entrevistados garantem que não votariam nele. Wilson e Mauro têm a segunda maior rejeição (cada um com 15%), enquanto Silval foi citado apenas por 6%. Os que não citaram nenhum concorrente somam 41%.

Certeza de voto

O Gazeta Dados também questionou os eleitores sobre a possibilidade de mudança de voto. Ao todo, 62% dos entrevistados afirmaram que não mudam de opção e já estão decididos. Os que admitem a possibilidade de mudança somam 18%, enquanto os que admitiram certeza em trocar o voto representam apenas 1%.

Entre os que admitem possibilidade de mudar de voto, 26% afirmam que podem passar a votar no governador Silval Barbosa. Em Wilson, são 14%. Já em Mauro, 11%, enquanto Marcos Magno foi citado apenas por 3% dos entrevistados.

Independente das mudanças, praticamente a metade dos entrevistados (49%) afirmam acreditar que Silval vencerá a eleição de 3 de outubro. Os que acreditam em Wilson são 17%. Os que acreditam na possibilidade de Mauro ser o vencedor nas urnas somam 8%, enquanto apenas 1% citou Marcos Magno.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/116611/visualizar/