Treze novos casos de hanseníase são detectados durante campanha realizada em Tangará
Treze novos casos de hanseníase e seis de tuberculose. Esse é o saldo da Campanha de Controle e Combate a Hanseníase e Tuberculose realizado durante toda a semana passada pela Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra.
“A avaliação da campanha é altamente positiva, pois tivemos um aumento significativo de atendimentos, o que nos leva a crer que a população esta muito preocupada com a saúde”, comentou a coordenadora do Programa Municipal de Hanseníase e Tuberculose, Fisioterapeuta Gicelly Maria Lorenzi Zanatta Sousa, ressaltando que o objetivo da ação foi de esclarecer a população sobre as doenças e, principalmente, fazer o diagnóstico e tratamento precoce dos portadores, ou seja, realizar busca de casos novos.
Já em relação aos casos detectados este ano, a coordenadora afirmou que os números mostram uma diminuição dos casos de hanseníase, porém a manutenção da tuberculose. Somente neste ano foram detectados 51 novos casos de hanseníase e 25 de tuberculose (somados aos casos da semana passada). “E se compararmos aos números dos anos passados (119 casos de hanseníase e 33 tuberculose), podemos constatar que esses casos estão diminuindo, mas que ainda Tangará da Serra pode ser considerado um município ´Alto´ ou ´Muito Alto´ para os casos de hanseníase, de acordo com o Coeficiente de Prevalência que mede a magnitude da doença”, comentou. “E acredito que os casos estão diminuindo devido a intensificação da campanha em todo o Brasil”.
NOVOS CASOS DETECTADOS POR ANO
Hanseníase Tuberculose
2007 248 24
2008 225 43
2009 119 33
2010 51 25 (nos oito primeiros meses)
Comentários