Presidente da AMM provoca debandada no PSDB em apoio a Silval
A um mês das eleições, a coligação que tenta eleger o ex-prefeito de Cuiabá Wilson Santos (PSDB) no Palácio Paiaguás, vem assistindo uma verdadeira debandada de suas lideranças, que resolveram declarar apoio ao projeto de reeleição do governador Silval Barbosa (PMDB). Desta vez, a baixa foi na região Oeste do Estado. Num pedido de desfiliação coletiva, o diretório municipal do PSDB de Jauru perdeu dez de seus membros, incluindo o vice-presidente da legenda, Gilberto Alves Feitosa.
A presidente do diretório estadual do PSDB, deputada federal Thelma de Oliveira, já havia advertido que os tucanos que não apoiassem Wilson seriam expulsos da legenda. O alerta foi feito depois que o prefeito de Paranaíta, Pedro Hideko Miyazima (PSDB), resolveu subir no palanque de Sival, no último domingo (29), fechando uma semana marcada pela manifestação de seis prefeitos do DEM, que também integra a coligação, a favor do governador, e um embate do próprio candidato tucano com as lideranças do PTB de Nova Xavantina.
Assim, os militantes de Jauru resolveram se antecipar, pedindo a desfiliação antes de manifestarem publicamente o apoio a Silval, evitando a penalidade partidária. Atualmente, o município é comandado pelo presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), prefeito Pedro Ferreira (PP), filiado a um partido que integra a coligação que referenda Silval. A administração municipal também conta com lideranças do grupo que apoiaria Wilson, como o vice-prefeito Valdeci Garcia Lopes (DEM) e secretários municipais do PSDB.
Contudo, são justamente essas lideranças que estão deixando o partido. A ex-vice-prefeita e atual secretária de Serviço Social, Custódia Gonçalves de Souza, e o ex-vereador e atual secretário de Educação, Carlos Lucatto, integram a lista de tucanos dissidentes. Além deles, outros nomes de peso do diretório municipal, como o ex-prefeito por dois mandatos, José Gonçalves Filho, sua esposa, Eunice Juçara, e o ex-vereador Joaquim de Oliveira Neto, completam o grupo que pedirá votos para Silval no município.
Apesar das baixas, o ex-prefeito de Cuiabá deve focar suas últimas semanas de campanha na Capital, onde enfrenta maior rejeição. Ele já percorreu 115 municípios e até o pleito, em 3 de outubro, deverá retornar somente às cidades pólo do Estado. O candidato ainda contará com a visita do candidato à Presidência da República, José Serra (PSDB), prevista para acontecer entre 8 e 15 de setembro, para tentar reverter os números apontados nas pesquisas de intenção de voto, o que, nos bastidores, também teria influenciado a debandada de lideranças em favor do peemedebista.
Quem deixa o PSDB em Jauru:
Angelo Lima de Almeida
Carlos Lucatto
Custódia Gonçalves de Souza
Eunice Juçara
Gilberto Alves Feitosa
Gilmar Farjado de Matos
Joaquim Oliveira Neto
José Gonçalves Filho
Luiz de Machi Neto
Luzia Gonsalves de Almeida
Comentários