Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 01 de Setembro de 2010 às 11:35

    Imprimir


A XXIII Semana de Geografia tem continuação nessa quarta-feira (01-09), às 19h, no anfiteatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Campus Rondonópolis, com a palestra “A Funcionalização da Rede Urbana Mato-grossense pelo Agronegócio Globalizado”, ministrada pelos professores Dr. Dimas Peixinho (UFG-Campus Jataí); MSc. Ronei Coelho de Lima (DEGEO-UFMT/CUR); MSc. Eleri Hamer (Diretor-IBG-Instituto Business Group), coordenação: professor MSc. Gilberto Silva de Rosso (DEGEO-UFMT/CUR).

O coordenador do evento Dr. Sergio Sebastião Negri explica que o tema do terceiro dia da Semana de Geografia vai debater a funcionalização das cidades, chamadas de “pólos”, pelo agronegócio. “Algumas cidades inclusive nascem do agronegócio, como é o caso de Sapezal, que ela não existia e, de repente ela surgi para o agronegócio. Então como se dá isso, alguns centros como Rondonópolis tem uma história anterior ao agronegócio, sobretudo isso vai ser refuncionalizado a cidade vai criando outras funções, das que já existiam, entre essas colocações, hoje em dia o nosso município é um grande centro processador dessas matérias primas chamadas commodities: soja e algodão. Outras cidades por sua vez, elas não existiam, elas não foram refuncionalizadas, elas já nascem para o agronegócio e para atender uma dinâmica que a criou”, explica Sergio.

Além da palestra, no período vespertino será oferecido o mini-curso de “Horticultura com Materiais Reciclados”, com a professora Railda de Sousa (SEDUC).






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/116859/visualizar/