Nova Mutum: Cras busca "reestruturar" famílias de dependentes químicos
O Centro de Referência de Assistência Social de Nova Mutum - CRAS,- que é um segmento da Secretaria Municipal de Ação e Promoção Social, acompanhou ao longo do primeiro semestre deste ano, as 50 famílias que precisaram internar um de seus membros em centros de recuperação para dependentes químicos. A informação é da psicóloga Alessandra Salesse. "As drogas não causam problemas apenas para os usuários, mas para todas as pessoas do convívio, de maneira que a família precisa estar preparada para vencer a pós-internação", disse.
De acordo com Alessandra, quando o ex-usuário volta de um período de internação ele precisa encontrar um ambiente mudado e com pessoas dispostas a ajudá-lo. "Faz-se necessário fortalecer os vínculos. A família precisa aceitar e estar presentes em todos os momentos, mostrando que está disposta a ajudar, que está junto, caso contrário podem acontecer recaídas ou mesmo nem concluir o tratamento", explicou. Nos encontros houve muito diálogo e orientação para situações trazidas pelos próprios participantes. Segundo a psicóloga, o resultado do trabalho com as famílias foi positivo e novos grupos devem ser formados.
A reestruturação familiar será também o tema do 1º Fórum Municipal de Enfrentamento as Drogas, que será realizado segunda-feira, dia 6, às 19h, no auditório da Câmara. O evento está sendo organizado pela Secretaria de Ação e Promoção Social, junto com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes e uma rede de parceiros formada por entidades sociais, órgãos públicos e empresas do município. "O fórum será o fechamento das atividades da semana voltada à discussão do tema em Nova Mutum. O objetivo é colher ideias de enfrentamento e formas de prevenção, além de criar o Conselho de Políticas sobre drogas no nosso município", completa a secretária de Ação e Promoção Social, Karla Lautenschlager.
Comentários