Repórter News - reporternews.com.br
Policia MT
Quarta - 01 de Setembro de 2010 às 01:28
Por: Diário de Cuiabá

    Imprimir


A candidatura do governador Silval Barbosa (PMDB) cresceu 10 pontos percentuais de março até agosto
A candidatura do governador Silval Barbosa (PMDB) cresceu 10 pontos percentuais de março até agosto
Dados comparativos das últimas três pesquisas realizadas pelo instituto Vox Populi em Mato Grosso mostram que o governador Silval Barbosa (PMDB) cresceu 10 pontos percentuais na disputa ao governo entre março e agosto. Neste mesmo período o candidato do PSDB, ex-prefeito cuibano Wilson Santos, caiu 12 pontos percentuais, enquanto o empresário Mauro Mendes (PSB) cresceu cinco pontos percentuais.

O Diário fez uma comparação da evolução dos três principais candidatos na corrida ao Palácio Paiaguás na modalidade estimulada. O candidato do Psol, Marcos Magno, não foi citado nas duas pesquisas anteriores. A candidatura dele só foi definida à véspera da convenção e formalizada junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em junho passado.

Na primeira rodada, o peemedebista aparecia com 28% contra 30% do ex-prefeito, que liderava até então as pesquisas de intenções de votos. O empresário do PSB tinha 10%.

Na segunda rodada, em maio, Silval apareceu com 27% contra 26% do tucano. Mauro tinha 14%. Nesta última – contratada pela TV Cidade Verde – o candidato à reeleição é o líder absoluto com 38% contra 18% e 15% dos adversários Wilson e Mendes, respectivamente.

As pesquisas foram registradas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob os números 4083/2010, no dia 9 de março, 10295/2010, no dia 30 de abril e 30.477/2010 protocolada na semana passada. A evolução do candidato peemedebista evidencia, nesta última pesquisa, uma disputa para o governo em apenas um turno. O governador seria reeleito no dia 3 de outubro.

A pesquisa divulgada pela TV Cidade Verde, anteontem, mostra que na modalidade estimulada – quando os eleitores são apresentados a uma ficha com os nomes dos candidatos – 3% declararam votar em branco e ou nulo. Outros 25% disseram estar indecisos. A margem de erro é de 3,1% para mais ou para menos. Mil eleitores foram ouvidos entre os dias 21 e 24 de agosto – uma semana após o início do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão. A pesquisa abrangeu, segundo a televisão, abrangeu 35 municípios de Mato Grosso.

Marcos Magno (Psol) foi citado nesta última rodada apenas na modalidade estimulada com 1%. Na espontânea, ele não pontuou.

A primeira pesquisa foi realizada antes de Silval Barbosa assumir o governo em substituição ao ex-governador Blairo Maggi (PR), que renunciou ao mandato para disputa uma vaga ao Senado da República. Já a segunda rodada feita pelo instituto Vox Populi, em maio, aconteceu após o peemedebista estar há mais de um mês à frente do governo e pouco dias depois de vir à tona o escândalo do maquinário, onde foi descoberto um superfaturamento na aquisição de 705 equipamentos adquiridos pelo governo do Estado e distribuídos entre os 141 municípios do Estado.




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/116935/visualizar/