Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 31 de Agosto de 2010 às 15:39

    Imprimir


O presidente do Chile, Sebastián Piñera, mostrou otimismo ao comentar nesta terça-feira o resgate dos 33 operários presos a 700 metros de profundidade na mina de San José, na região do Atacama, dizendo que a situação está bem encaminhada.

"Faremos tudo o que for possível. Estamos muito bem encaminhados para poder comemorar junto a eles as festas de Natal e Ano Novo", comentou Piñera, que antes havia reiterado que os mineradores não poderão participar dos festejos de comemoração do Bicentenário da Independência chilena, que serão realizados entre 16 e 20 de setembro.

Às 23h50 (de segunda-feira em Brasília), a perfuradora Raise Borer Strata 950 começou a furar a mina San José, no Atacama, para abrir um conduto pelo qual os mineradores serão resgatados em um prazo de entre três e quatro meses.

  Roberto Candia-29ago.10/AP  
Parentes dos 33 mineiros fazem vigília do lado de fora de mina em Copiapo, no norte do Chile
Parentes dos 33 mineiros fazem vigília do lado de fora de mina em Copiapo, no norte do Chile



"A máquina está fazendo a perfuração na rocha e terá de chegar às profundezas sob a montanha para poder resgatar nossos 33 mineiros", comentou Piñera, que confirmou que, em paralelo, será aberta outra via de evacuação.

"Outra máquina está a caminho", disse, em alusão a uma perfuradora T-130 que será usada para alargar um dos condutos abertos pelas sondas com as quais foi estabelecido o contato com os trabalhadores, como alternativa à perfuração iniciada ontem.

O Escritório Nacional de Emergência (Onemi) disse hoje que cinco dos operários apresentaram problemas digestivos e alguns outros tiveram também alterações no sono. No entanto, segundo o organismo, tudo está sendo tratado e, em linhas gerais, os 33 apresentam um bom estado de saúde.

O Onemi informou ainda que a partir desta quarta-feira será enviada comida quente aos trabalhadores, começando por arroz com carne.

NASA

Especialistas da agência espacial americana chegaram nesta terça-feira ao Chile para assessorar os trabalhos de resgate dos mineiros.

Os analistas, que se reunirão ainda hoje com o ministro da Saúde, Jaime Mañalich, são James Michael Duncan, subchefe médico da Nasa; Albert W.Holland, psicólogo de Operações de Saúde de Conduta, J.D.Polk, chefe da divisão de Medicina Espacial e Clint Cragg, do Centro de Engenharia e Segurança.

O organismo espacial americano ofereceu colaboração com as autoridades chilenas na sua experiência no tratamento de pessoas que devem permanecer períodos prolongados em ambientes hostis e em condições de isolamento.

PLANO B

Nos próximos dias, é esperada uma segunda máquina para começar um plano alternativo.

Segundo o ministro da Mineração, Laurence Golborne, o chamado "plano B" seria aproveitar um duto que já atinge uma oficina da mina, a 600 metros sob a superfície, que precisaria ser ampliado para a retirada dos homens, no prazo estimado de dois meses.

  Efe-29ago.10  
Imagem do vídeo captada neste domingo mostra mineiros presos sob 700 metros de terra e rochas
Imagem do vídeo captada neste domingo mostra mineiros presos sob 700 metros de terra e rochas



Os mineiros poderiam chegar com facilidade à oficina, já que o acesso não sofreu danos no desabamento de 5 de agosto passado, quando o grupo ficou preso. Pelo túnel da mina, construído de forma helicoidal, a oficina está a cerca de 300 metros do local onde se encontram os mineiros.

"A ideia é gerar um "Plano B" por intermédio de nossas sondas, as Scram T 130. Podemos abrir o duto que já existe com uma máquina de maior diâmetro e de última geração", explicou o gerente da Geotec Walter Herrera, também envolvido nos planos alternativos.

"Os prazos são absolutamente estimativas, mas acredito em dois meses", acrescentou. "Inicialmente, abrimos para cerca de 30 cm (de diâmetro) e, posteriormente, para cerca de 70 cm".






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/116987/visualizar/