Focos em Cuiabá já são mais que o dobro de 2009
Terrenos baldios têm sido locais propícios para a ocorrência de incêndios em Cuiabá – encoberta há semanas por uma camada espessa de fumaça e fuligem. Monitoramento do Corpo de Bombeiros realizado entre os meses de junho até agora detectou 3.170 incêndios em terrenos baldios da Capital apenas no período analisado. O número representa mais que o dobro de registros do ano passado, que contabilizou 1.574 incêndios.
No ranking de bairros que mais queimaram no período, 10 apresentam situação mais preocupante. Segundo o órgão, 951 incêndios foram registrados nessas localidades, o que representa 30% do total. Na listagem, o bairro Jardim Vitória é o campeão em número de ocorrências. Por lá, o Corpo de Bombeiros combateu 170 incêndios.
De acordo com a presidente do bairro, Jorcelina Souza de Carmo, os terrenos que apresentaram o problema ficaram desocupados com a retirada dos moradores. “Muitos moradores saíram de lá porque estavam em uma área de risco”, confirma. Vazios, os terrenos viraram depósito de lixo e local apropriado para incêndios. “É difícil conscientizar todos os moradores”, salienta a presidente.
Este ano, a estiagem tem sido mais rigorosa em Cuiabá. Não chove uma gota de água na Capital desde o dia 13 de julho. Com tempo seco, associado à falta de educação ambiental da população, já que grande parte dos incêndios é iniciada pelo homem, o fogo ganhou espaço e destruiu vegetação de terrenos baldios presentes em 18 bairros a mais este ano em relação ao ano passado durante o trimestre monitorado. Foram 167 bairros atingidos este ano contra 149 no ano passado.
O mês com maior número de ocorrências continua sendo agosto. O Corpo de Bombeiros realizou no mês, que acaba hoje, 1.055 combates nos terrenos desocupados. Ano passado, os terrenos baldios também queimaram mais em agosto e somaram 760 ocorrências.
Cuiabá mantém há oito anos o projeto Quadrantes – uma parceria da prefeitura da Capital com o Corpo de Bombeiros. De acordo com o coordenador do projeto, coronel João Rainho, toda Cuiabá apresenta focos de incêndio. “Não há uma região mais crítica. Todos os bairros estão contribuindo de forma negativa com as queimadas”, define. Segundo ele, a estrutura ainda precisa melhorar para que os combates sejam mais eficientes. “O projeto conta com apenas duas viaturas”, aponta. Ontem à tarde, a Secretaria de Estado de Administração (SAD) realizou pregão para a contratação de mais caminhões-pipa que irão ajudar no combate aos incêndios urbanos.
Um terreno baldio em Cuiabá não pode ficar sem limpeza. Segundo o código de postura da Capital, o espaço deve ainda ser murado e calçado. De janeiro a julho, a prefeitura notificou 580 terrenos irregulares.
RANKING - Depois do Jardim Vitória, os nove bairros de Cuiabá com maior quantidade de incêndios registrados no último trimestre são Parque Cuiabá (158), Distrito Industrial (127), Despraiado (107), Pedra 90 (85), Doutor Fábio (76), Morada da Serra (76), Santa Rosa (56), 1º de Março (48) e Novo Paraíso (48).
Comentários