Programa Luz para Todos fortalece agricultura familiar
O programa Luz para Todos, que teve início em 2004, já realizou 122 mil ligações de energia elétrica em Mato Grosso, superando em três vezes a meta inicial de executar cerca de 40 mil ligações no estado. Até julho de 2010 foram concluídas 12.294 ligações, mais da metade da meta estabelecida até o final do ano, de 22.465.
O Fórum dos Secretários de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo realizou de janeiro a abril deste ano um levantamento nos municípios sobre as demandas relacionadas à energia rural. Parte das ligações consolidadas este ano foram resultado desse estudo, que detectou as prioridades nos municípios.
O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM, Pedro Ferreira de Souza, disse que grande parte das ligações beneficia produtores que trabalham na agricultura familiar. “Com a ampliação da oferta de energia, muitas famílias retornaram para trabalhar na área rural”, assinalou.
A AMM integra o comitê gestor do programa Luz para Todos em Mato Grosso. O representante da instituição é o gerente de desenvolvimento econômico, Edson Justino dos Reis. Segundo ele, o comitê gestor estabeleceu como prioridade o atendimento das moradias localizadas a cerca de 500 metros da rede de energia. “Dessa forma, mais famílias são atendidas a um custo menor”, frisou. Atualmente o investimento médio é de R$ 9,3 mil por moradia atendida.
O Programa Luz para Todos foi criado pelo Decreto n. 4.873, de 11 de novembro de 2003, para atender parcela da população do meio rural brasileiro que ainda não tem acesso à energia elétrica. O programa é coordenado pelo Ministério de Minas e Energia e operacionalizado com a participação da Eletrobrás e das empresas que compõem o sistema Eletrobrás. Por meio do Decreto n. 6.442 de 25 de abril de 2008, o Governo Federal prorrogou o prazo de vigência do programa para o final de 2010.
Comentários