Comício de Silval reune 5 mil pessoas em Alta Floresta
O roteiro de visitas da Caravana da Vitória da Coligação “Mato Grosso em Primeiro Lugar”, iniciado na quinta-feira (26) terminou na noite de domingo (29) em Alta Floresta (803 km ao Norte de Cuiabá) com a realização de um comício que reuniu mais de cinco mil pessoas. Empunhando bandeiras, faixas e cartazes, e cantando os jingles dos candidatos, a militância mostrou toda a empolgação com os rumos da campanha que coloca o governador Silval Barbosa (PMDB), candidato à reeleição, à frente para ocupar o Palácio Paiaguás por mais quatro anos.
Faltando 35 dias para as eleições, o Nortão de Mato Grosso inicia agora uma disputa democrática: qual cidade vai dar a maior votação para Silval. Das 24 cidades visitadas nos últimos quatro dias por Silval e pelos candidatos da coligação, 20 estão na região Norte (as outras quatro estão no Sul).
O vice-prefeito de Nova Canaã (a 699 km de Cuiabá), Vicente Gerotto de Medeiros (PMDB), estima que 75% dos eleitores da cidade de pouco mais de 13 mil habitantes (9.008 eleitores) já definiram o voto em favor de Silval. “Vamos intensificar a campanha e chegar aos 90% e ganhar no primeiro turno”, aposta Medeiros.
Em Paranaíta (851 km de Cuiabá), a avaliação do ex-presidente do PPS Nerildo Tagliari, de 53 anos, é a seguinte: “Silval terá de 70% a 80% dos votos”. Trabalhando com exportação de madeira, Nerildo anda por todo o Nortão e conversa com muita gente. “Baseado no que estou ouvindo vai dar Silval disparado. Não se fala no nome dos outros candidatos nem tem sinal da presença deles por aqui”, constatou. “Eu apoio o Silval e calculo que ele terá em torno de 400 mil votos no Nortão, de um total de 600 mil”.
Em Nova Monte Verde (968 km da Capital), a prefeita Beatriz de Fátima Sueck Lemes, a “Bia” (PP), projeta 90% dos votos para Silval. “Aqui [no município] não temos dúvidas que o senhor será reeleito governador e já no primeiro turno”, afirmou a gestora a Silval durante reunião realizada logo após uma carreata, que levou para as ruas mais de 200 carros e 100 motocicletas.
Bia aproveitou para pedir apoio ao governador para executar obras, como a ampliação do posto de saúde, implantação de rede de água e de esgoto, aquisição de ônibus escolar e pavimentação das ruas. “Apenas 22% das ruas são asfaltadas”, informou a gestora. Silval disse que vai ajudar a prefeita a cumprir o plano de governo dela. "Sendo reeleito, uma das minhas metas é instituir um programa de pavimentação urbana, e o município de Nova Monte Verde está incluído", garantiu.
Já em Apiacás (1.010 km de Cuiabá), a ex-prefeita Silda Kochemborger, que trabalhou na organização da carreata e da reunião, vai mais além. “Silval terá 99,99% da votação (4.848 eleitores).
O candidato ao Senado, deputado federal Carlos Abicalil (PT), resumiu o que incentiva os eleitores da região: “Silval será o primeiro governador do Nortão. Ele conhece as dificuldades da região e vai trabalhar para resolvê-las”, afirmou Abicalil, que participou das visitas ao lado do 1º suplente de Senador Cidinho (PR) e de deputados estaduais e federais, candidatos à reeleição.
Novo apoio - Por ouvir a voz que vem das ruas, o prefeito de Paranaíta, o tucano Pedro Hideyo Miyazima, anunciou no domingo a adesão à reeleição de Silval. Em cima de um caminhão, ao lado do governador, ele declarou emocionado: “a vontade do povo está acima de qualquer obstáculo. E o povo tem gratidão por este trabalho que o governador tem realizado. Por isso, onde o povo estiver eu estarei junto. Estou junto com o senhor, governador”, garantiu.
Comentários