Gabeira é abordado por traficantes no Rio
O candidato do PV ao governo do Rio, Fernando Gabeira, foi abordado por traficantes armados ontem à noite, quando fazia campanha na favela Vila Cruzeiro, na Penha, zona norte da capital.
A visita não estava prevista na agenda, mas Gabeira resolveu ir a convite do candidato a deputado estadual Gilberto Silva (PPS), que o recebeu ao lado de cabos eleitorais. O deputado verde circulou pela favela por cerca de uma hora e meia, passou por homens armados e chegou a ser parado por um grupo, com o qual conversou.
Gabeira disse que negocia apenas com as associações de moradores e que está disposto a entrar em qualquer comunidade do Rio. O candidato tem afirmado que as UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora), carro-chefe da campanha à reeleição do governador Sérgio Cabral, cobrem uma parte muito pequena da cidade.
"O governador diz que há paz no Rio. Eu digo que não, porque por todo lado vejo gente de fuzil, metralhadora, granada... Ele fala sobre 1% das comunidades que estão pacificadas. A maioria esmagadora não está. Ele diz que vai levar as UPPs para cada comunidade. Não temos recursos suficientes", afirmou ele na sabatina realizada pela Folha na última quarta-feira.
Em 2002, o jornalista Tim Lopes, da TV Globo, foi sequestrado na Vila Cruzeiro enquanto fazia reportagem num baile funk e morto por traficantes. A favela integra o complexo da Penha, vizinho ao complexo do Alemão. A região é a principal da facção Comando Vermelho.
Neste sábado, Gabeira fez campanha pela manhã em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, e às 15h se encontra com voluntários na Glória, zona sul da capital.
Comentários