MPE pede no TSE impugnação do registro de candidatura de José Riva
O procurador regional eleitoral Thiago Lemos de Andrade ingressou, nesta sexta-feira, no final da tarde, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com pedido de impugnação do registro de candidatura do ex-deputado estadual José Riva (PP), apontando que ele está inelegível. O processo ainda não foi distribuído para um relator.
O procurador apontou que o progressista teve ação de investigação judicial eleitoral julgada procedente pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Riva foi cassado, em 27 de julho, sob acusação de compra de votos na campanha de 2006. O ex-deputado está recorrendo da cassação no TSE. No dia 5 de agosto o TRE concedeu o registro para concorrer nas eleições de outubro.
O processo que levou o TRE a cassar Riva também havia sido movido pelo MPE de Mato Grosso. O motivo crucial da cassação foi o fato de terem sido encontrados "documentos reveladores e comprometedores" no comitê de campanha como, agendas, dinheiro e anotações.
Dentre os documentos havia uma anotação que comprovaria o pagamento de R$ 250 destinados à compra de remédios para uma aldeia indígena da região de Santo Antônio de Leverger e para aquisição de materiais de construção.
Comentários