Empresário acusa Jaime Campos de tentar direcionar licitação milionária
O empresário Pérsio Briante, proprietário da Extra Equipamentos Pesados, acusa o senador Jaime Campos de, em 1993, quando governador de Mato Grosso, ter tentado promover a compra de 300 máquinas através de licitação direcionada. A manifestação do empresário vem em contraponto às acusações de Campos ao Estado sobre o superfaturamento na aquisição demaquinários.
Segundo Briante, Jaime, na época, só queria adquirir máquinas Caterpillar, alegando não aceitar outras marcas. Por conta disso, não teria conseguido levar o processo de compra adiante, pois a Extra Equipamentos Pesados, na época recém nomeada distribuidora Case, não aceitou ficar de fora e entrou na justiça, cancelando o edital, o qual estava direcionado para seu concorrente.
Briante explica que naquela época era permitido fazer edital por pontos e, com base nisso, Jaime mandou o então presidente da Companhia de Desenvolvimento do Estado de Mato Grosso (Codemat), Carlos Gomes, montar um edital por pontos de maneira que se pudesse direcionar o vencedor.
Segundo o empresário, uma máquina modelo W 20 fabricada pela Case, na época cotada em dólar, era vendida por US$ 70 mil e uma similar da Caterpillar, modelo 9.30, era vendida por US$ 300 mil.
“Jaime convocava os vendedores e fabricantes em sua casa para reuniões. Quem quiser comprovar basta procurar nos arquivos da Justiça, após o término da greve do judiciário, ou no arquivo público do Estado”, diz Pérsio.
Comentários