Mauro firma compromisso com trabalhadores da cultura
Os cerca de 60 artistas e gestores culturais que participaram de uma reunião com o candidato a governador, Mauro Mendes (PSB), no Palácio da Instrução, saíram com a certeza de que o candidato da Coligação Melhor pra Você será um parceiro do setor e estará aberto ao diálogo com os profissionais da cultura.
No encontro, Mauro ressaltou pontos importantes do seu plano de governo para a área cultural. Ele também se mostrou sensibilizado aos problemas do setor, demonstrando que governará para construir cidadania por meio da inclusão cultural em todos os municípios mato-grossenses.
O candidato do PSB discutiu cuidadosamente ponto por ponto uma pauta composta por seis questões elaboradas por representantes do Fórum Permanente de Cultura de Mato Grosso, órgão que idealizou o bate papo dos candidatos a governo com os artistas. E afirmou que atenderá várias delas, como por exemplo, estabelecer um percentual no orçamento do governo do Estado para a Cultura, a exemplo do que já acontece na educação, saúde e segurança pública.
O presidente do Conselho Estadual de Cultura, Johnny Everson, afirma que a participação de Mauro e dos candidatos ao Senado pela coligação Mato Grosso Melhor Pra Você, Pedro Taques (PDT) e Naildo Lopes (PV), no Fórum foi “muito positiva”. Para ele, a cultura vem sofrendo desgaste e desrespeito por parte das autoridades.
“Quando idealizamos estes encontros com os candidatos da majoritária, chegamos a pensar que não seríamos nem atendidos. Mas para nossa grata surpresa, abrimos com chave de ouro com uma presença muito positiva do candidato a governo do Estado do PSB, Mauro Mendes, e também dos candidatos ao senado”, revela Everson.
Já o gestor cultural e presidente do Instituto Mandala, Paulo Traven, considerou o encontro como um avanço para a categoria.
“Avalio como muito positivo porque são raras as oportunidades que temos para conversar com uma das pessoas que está disputando o cargo para ser futuro governador do estado. Desta vez tivemos propostas muito positivas, propostas diretas e um discurso surpreendente, tendo em vista que as pessoas que estamos acostumados a lidar, os políticos, fogem da pergunta, respondem de forma genérica e hoje tivemos compromissos firmados de forma muito prática”.
Propostas de Mauro para a área da cultura
Além disso, o candidato socialista garantiu que discutirá abertamente com os artistas uma lista tríplice indicada pelo Fórum Permanente de Cultura, para dirigir a Secretaria de Estado de Cultura. Mas salientou que essa escolha deverá estar baseada em critérios rigorosos de gestão e administração pública.
“Entendemos que o Estado deve se desenvolver em todas as demandas e não apenas economicamente. A cultura tem sim um papel absolutamente fundamental para gerar cidadania, renda, emprego e inclusão social. Sou a favor de uma gestão responsável, equilibrada e baseada no planejamento de médio e longo prazo, com metas estabelecidas em orçamento, para que os artistas e gestores da área não sofram com a falta de continuidade dos projetos e atividades culturais como acontece hoje”, salientou Mauro.
O governador 40 ainda garantiu aos profissionais da cultura que trabalhará para estabelecer uma gestão eficiente, reestruturando a Secretaria de Estado de Cultura e reformulando o Fundo Estadual do setor, para que possa atender corretamente aos artistas e a sociedade.
Uma das propostas apresentadas pelos artistas e reforçada por Mauro em seu plano de governo é a realização de concurso público para atender a demanda da pasta da Cultura e de outros setores como a saúde, após garantir a posse das 10 mil pessoas que passaram no último concurso realizado pelo governo do Estado.
“Sei da importância da cultura, em todos os seus aspectos, mas principalmente como atividade geradora de emprego e renda. Por isso, concordo que o modelo do Fundo Estadual de Cultura seja híbrido, de forma que os artistas possam fazer uma interface com a iniciativa privada diretamente. Mas também quero que o Fundo ajude e financie diretamente aqueles que não conseguem se articular para procurar incentivo e financiamento na iniciativa privada”.
Ao final da reunião, o presidente do Fórum Estadual de Fomento à Cultura de Mato Grosso, Jhonny Everson, ressaltou os compromissos firmados por Mauro durante a reunião, que trazem esperança aos artistas e gestores culturais.
“Esperamos que todos os candidatos venham com o mesmo compromisso e com a mesma vontade de fazer o melhor pra cultura do Estado que está tão defasada e tão carente. Com certeza foi um ganho para o setor. Em sendo bem sucedido o projeto do Mauro Mendes e dos candidatos ao senado, sabemos que os compromissos aqui firmados estão gravado e foram transmitidos ao vivo pela internet é uma chance muito grande de que a gente consiga concretizar e efetivamente fazer uma política cultural melhor para nossa classe e para todo o Estado, não só para quem faz cultura, mas para quem também consome cultura”, ponderou Everson.
Comentários