Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 27 de Agosto de 2010 às 08:43
Por: Margareth Botelho

    Imprimir


Prefeito Murilo Domingos (PR) não tem a administração aprovada por 82% da população de 230.307 mil habitantes de Várzea Grande. O percentual elevado é formado por pessoas que consideram a gestão de Murilo como "negativa". Pesquisa Gazeta Dados, levada às ruas da cidade entre os dias 14 e 16 de agosto, com 400 entrevistas, mostra que o índice supera todos os demais administradores avaliados nesta primeira rodada de levantamentos realizada pelo instituto em 2010.

Com margem de erro de 4% e registro de número 28573/2010 no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT), o Gazeta Dados também avaliou como os varzeagrandenses analisam as gestões do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do ex-governador Blairo Maggi (PR), do atual governador Silval Barbosa (PMDB) e do ex-prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB).

O tucano, que obteve 47% de reprovação dos cuiabanos, conforme pesquisa divulgada nesta quinta-feira em A Gazeta, é o 2º colocado em rejeição na Cidade Industrial com 34% das indicação da população. Enquanto Blairo e Silval têm 7% de índice negativo, Lula da Silva fica em 3%, sendo o 1º lugar em aprovação.

Para chegar a esses números, o Gazeta Dados percorreu 42 bairros, divididos em 4 regiões, sendo 49% do sexo masculino e 51% do sexo feminino. A maioria dos ouvidos - 64% - declararam ser católicos. Já 31% possuem mais de 45 anos e 79% recebem até 5 salários mínimos. Analfabetos e com ensino fundamental somam 62%.

A decadência de Murilo

O atual prefeito de Várzea Grande conta com o apoio de somente 16% da população, assim mesmo quando é feita a somatória dos índices de ótimo (2%), bom (4%) e, regular, (10%). Na pergunta, "como você avalia a administração do atual prefeito Murilo Domingos"? 14% o qualificam como ruim e, 68% como péssimo. Somente 2% manifestaram indecisão em responder ao questionamento.

O republicano está no segundo mandato à frente da prefeitura de Várzea Grande. Em 2004, ainda pelo PPS, Murilo venceu o atual deputado estadual Wallace Guimarães por 50.113 mil votos contra 49.525. Em 2008, no PR o prefeito disputou o pleito com Júlio Campos (DEM) e o derrotou por 72.519 mil votos contra 45.688.

No dia 23 deste mês, Murilo foi cassado por decisão do juiz Gonçalo Antunes de Barros Neto, sob a acusação de usar uma empresa fantasma para vender merenda escolar ao município através da Casa Domingos, de propriedade dele e da família. Junto com ele foi condenado o irmão, Toninho Domingos e uma contadora. A denúncia se refere ainda ao primeiro mandato do republicano na prefeitura, em julho de 2005. Murilo se manterá no cargo até o julgamento final dos recursos.

Wilson na berlinda

Depois de experiências como legislador e com votações significativas, Wilson Santos renunciou ao mandato de prefeito da Capital para arriscar numa disputa pelo comando do Estado. Vinte e quatro pontos percentuais separam aqueles que avaliam positivamente o tucano e os que condenam sua gestão.

Wilson é para os mais de 230 mil moradores de Várzea Grande um gestor mediano alcançando 58% da preferência da população. O índice é resultado da soma de 3% que o avaliam como ótimo, 27% como bom e, 28%, como regular. Os números de ruim e péssimo chegam aos 34% já apontados acima. Oito por cento optaram por não responder.

O tucano vem sendo bastante criticado pelo abandono da cidade. Mesmo com a inauguração de "grandes obras", como seria a Avenida das Torres, moradores reclamam que a periferia foi deixada à própria sorte e tudo que é feito "dura pouco". Queixas mais comuns são relacionadas às áreas de saúde e de serviços públicos, como a falta de água e de coleta de lixo regular.

Maggi foi bem

Ex-governador e em busca de uma das vagas ao Senado, Blairo Maggi (PR) possui boa aceitação em Várzea Grande. No levantamento do Gazeta Dados, Maggi aparece com 91% de aprovação, a partir de 18% de indicações de ótimo, 45% de bom e 28% de regular. Apenas 2% não responderam.

Várzea Grande, considerada reduto da família Campos - leia-se Jaime e Júlio Campos, deu vitória a Blairo Maggi nas 2 eleições que o empresário concorreu ao governo estadual. Em 2002, ele obteve 49.059 mil votos de um total de 105.278. Quatro anos depois, em 2006, o governador se reelege com 71.629 mil dos 118.549 computados como nominais pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso.

Entre as obras executadas durante sua gestão que são lembradas pela população do município estão os conjuntos de casas populares e melhorias no serviço de abastecimento de água em alguns bairros cujo problema se arrastava há anos.

Silval pontua

Com 5 meses no comando do Palácio Paiaguás, o peemedebista Silval Barbosa que tenta a reeleição em outubro, surge com uma boa aceitação em Várzea Grande. Apesar do pouco tempo no governo, a população manifesta-se positivamente sobre a gestão de Silval. São 68% dos entrevistados pelo Gazeta Dados a demonstrar satisfação com o desempenho dele, na somatória de ótimo (8%), bom (28%) e regular (32%). Vinte e cinco por cento preferiu não opinar.

Na corrida para manter-se governador de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB) concorre pela coligação Mato Grosso em Primeiro Lugar, que reúne as siglas PRB, PP, PT, PMDB, PTN, PSC, PR, PHS, PTC, PRP e PCdoB).

Na pesquisa eleitoral do Gazeta Dados, divulgada na semana passada, o peemedebista surgiu como o nome preferido no município. O candidato teria 36% das intenções de voto estimulado, 14 pontos percentuais à frente de Mauro Mendes (PSB), que obteve 22% das indicações.

Lula lidera

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) consegue aglutinar 96% de aprovação na Cidade Industrial. De acordo com os números obtidos pelo Gazeta Dados, o petista soma 43% de ótimo, 45% de bom e, 8%, de regular. Apenas 1% o avaliam como ruim e 2% péssimo. Somente 1% ainda está indeciso.

A aceitação de Lula vem desde os pleitos de 2004 e 2006. Neste último, o petista foi o grande vencedor em Várzea Grande conquistando 59.572 mil votos de um total de 120.582.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/117437/visualizar/