Petista tem menor rejeição entre presidenciáveis, diz pesquisa
A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, aparece com a menor margem de rejeição entre os presidenciáveis segundo pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta terça-feira. Entre os três candidatos mais bem colocados na pesquisa, Dilma registra rejeição de 28,9%.
Marina Silva (PV) tem a maior rejeição entre os eleitores brasileiros de acordo com a pesquisa. No total, 47,9% dos eleitores não votariam na candidata do PV, que é seguida por José Serra (PSDB) no quesito rejeição, com 40,7%. Os demais candidatos não tiveram a rejeição mensurada pela pesquisa.
Para Ricardo Guedes, diretor do Instituto Sensus, Dilma é considerada "tecnicamente" eleita em outubro. "Em 23 anos de pesquisa, numericamente, nunca vimos se eleger quem tem mais de 40% de rejeição", afirmou em referência a Serra.
A pesquisa mostra que Marina também é a candidata mais desconhecida, com 14,2% dos eleitores que não ouviram falar na candidata do PV. Apenas 2,7% dizem não conhecer Serra e 3,3% desconhecem Dilma.
Segundo a CNT/Sensus, Dilma tem expectativa de vitória de 61,8%, enquanto Serra tem 21,9%. Marina, por sua vez, tem chance de vitória de apenas 1,3%. Os demais candidatos não chegam a registrar 1% de possibilidade de vitória.
A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 22 de agosto, com duas mil entrevistas em 136 municípios. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 24.903/2010. A margem de erro é de 2,2% para mais ou menos.
Comentários