Produção industrial acelera ritmo de crescimento em julho, diz CNI
A produção voltou a crescer de forma mais acentuada em julho, aponta a Sondagem Industrial da CNI (Confederação Nacional da Indústria), divulgada nesta terça-feira. O índice que mede a produção avançou de 51,8 em junho para 53,4 em julho. Índices acima de 50 indicam crescimento da produção, enquanto números abaixo desse patamar apontam redução.
Contudo, a Sondagem apontou ainda que, embora o ritmo de crescimento tenha aumentado, a utilização da capacidade instalada ficou um pouco abaixo do que é usualmente registrado para meses de julho, situando-se aos 49,1 pontos.
Outro dado relevante indicado pela pesquisa foi o fato de que, pela primeira vez no ano, os estoques da indústria situaram-se acima do nível planejado. Em julho, o índice que mede os estoques ficou em 51,3 pontos. Resultados acima de 50 pontos indicam que o nível dos estoques está acima do equilíbrio. Em junho, o resultado foi de 49,2 pontos.
A Sondagem Industrial mostrou ainda que o empresário segue bastante otimista em relação ao seu negócio para os próximos seis meses. Em agosto (a parte de expectativas é referente ao mês em curso, enquanto os dados sobre a produção referem-se ao mês anterior), o indicador de expectativa para demanda ficou em 63,1 pontos, um pouco abaixo do registrado em julho, de 63,5 pontos.
Os empresários também planejam aumentar as compras de matérias-primas: o índice de expectativa referente a essas aquisições ficou em 60,7 pontos, ante 60,9 pontos em julho. Já as perspectivas quanto às exportações seguem positivas, embora de forma mais modesta. O índice ficou em 51,8 em agosto ante 52,2 pontos no mês anterior, um pouco acima do patamar de 50 pontos, que indica otimismo ou pessimismo.
A Sondagem Industrial foi feita entre 2 e 18 de agosto com 1.472 empresas. Destas, 817 são pequenas, 449 são médias e 206 são grandes.
Comentários