Presidente colombiano tem 84% de aprovação após duas semanas de governo
O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, após duas semanas de Governo, tem uma imagem positiva de 84% da população, e seu encontro com o líder venezuelano, Hugo Chávez, é considerado positivo por 85% dos colombianos, segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira.
O levantamento, feito pelo (CNV Centro Nacional de Consultoria) entre mil pessoas das 38 principais cidades e municípios da Colômbia e divulgada pelo jornal televisivo "CM&" mostrou que o desempenho de Santos é visto com muito bons olhos pela maioria, e só 6% consideram o início de gestão negativo. Os outros 10% não sabem ou não opinaram.
Os 84% de Santos superam em mais de 10 pontos os índices de popularidade do ex-presidente Álvaro Uribe, que em seus oito anos de Governo teve uma imagem positiva que oscilou entre 70 e 80%, o que fez dele o líder mais popular na história recente da Colômbia.
Cerca de 64% dos colombianos afirmaram que os Governos de Santos e Uribe são "mais ou menos iguais", 28% acreditam que houve uma mudança real no último dia 7 de agosto, quando a nova administração assumiu, e 8% preferiram não responder.
A pesquisa também quis saber a opinião dos colombianos sobre o encontro do último dia 10 de agosto entre Santos e Chávez na cidade de Santa Marta, norte da Colômbia, para recompor as relações entre os dois países, rompidas durante a administração de Uribe.
No total, 85% das pessoas consideram o encontro positivo para a Colômbia, 8% negativo e os outros 7% não responderam.
A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 23 de agosto, com uma margem de erro de 3,1%.
Comentários