Antero defende a redução da maioridade penal para 16 anos
O candidato a uma vaga no Senado, Antero Paes de Barros (PSDB), tem como uma de suas principais bandeiras a redução da maioridade penal para 16 anos. A proposta utilizada para conquistar votos deve causar polêmica. “Um adolescente de 16 anos pode matar, estuprar e não pode ser punido? O menor, na maioria das vezes, é usado para para praticar crimes”, afirma. “Tenho a convicção que é preciso discutir esse assunto com a sociedade. Hoje os meios de comunicação são mais amplos. O menor de 16 anos é muito bem informado, mais que um jovem com 25 anos há um tempo atrás”. Segundo o tucano, além do menor já possuir formação para assumir responsabilidade, a sociedade também será mais protegida com a redução da maioridade penal.
Perguntado se essa mudança não afetaria ainda mais a superlotação do sistema prisional no Estado, o ex-senador falou que será preciso fazer uma reforma no modelo atual. “Existem pessoas desempregadas que vibram com R$ 100 do Bolsa Família, enquanto o Governo gasta quase R$ 1 mil por mês com um preso, que precisaria produzir para gerar a própria receita e também compensar a família que é uma das vítimas do ato que ele praticou”.
Candidato ao Senado na chapa encabeçada por Wilson Santos, oposição declarada à administração Silval Barbosa (PMDB), Antero fez crítica à atual gestão ao falar sobre o tráfico de drogas. “Não existe centro de recuperação bancado pelo Estado. Quem recupera os usuários em Mato Grosso são as igrejas”.
Comentários